Folha de S. Paulo


Secretário de Defesa dos EUA usou e-mail pessoal para assuntos oficiais

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, utilizou seu e-mail pessoal para trabalhar em assuntos oficiais no início de sua gestão, revelou a imprensa local.

As práticas de Carter, que assumiu o cargo em fevereiro, foram reveladas pelo jornal "The New York Times".

Foi o chefe de gabinete da Casa Branca, Denis McDonough, que, em maio, ao dar-se conta de que Carter usava seu e-mail pessoal, perguntou ao Pentágono quais eram os motivos para essa prática.

Foi aí que Carter parou de usar o correio pessoal.

Paul J. Richards - 20.ago.2015/AFP
US Secretary of Defense Ashton Carter conducts a press conference August 20, 2015, from the media briefing room of the Pentagon in Washington, DC. AFP PHOTO/Paul J. Richards ORG XMIT: PJR001
O secretário de Defesa dos EUA, Ashton Carter, fala a jornalistas no Pentágono

Desde 2012 o Departamento de Defesa proíbe que seus funcionários utilizem seus e-mails pessoais para tratar de assuntos do ministério.

Em entrevista ao canal CBS em Irbil, no Iraque, Carter reconheceu que o uso do e-mail pessoal em temas oficiais foi um erro, mas disse que não o utilizou para transmitir informações sigilosas.

"O que fiz foi utilizar o meu iPhone para enviar mensagens administrativas ao meu pessoal mais direto, e não para transmitir informação sob sigilo", afirmou.

O porta-voz do Pentágono, Peter Cook, informou em comunicado que Carter sempre colocou nas mensagens pessoais o seu endereço oficial de e-mail, para que ficasse o registro de que a comunicação era oficial.

O porta-voz de Carter, Peter Cook, indicou em um comunicado que o uso do e-mail pessoal foi um erro, corrigido posteriormente.

"Depois de revisar suas práticas de e-mail no início do ano, o secretário acredita que este prévio e uso ocasional do e-mail pessoal para temas de trabalho, inclusive para assuntos administrativos de rotina (...), foi um erro", indicou Cook.

"Como resultado, ele deteve o uso de seu e-mail pessoal e também se limitou a usar completamente seu e-mail oficial", acrescentou.

HILLARY

A revelação ocorre após o escândalo provocado por informações de que a candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, utilizou seu e-mail pessoal quando atuou como secretária de Estado do presidente Barack Obama.

Segundo o "The New York Times", Carter usou a conta pessoal até maio, dois meses após a polêmica sobre o uso de e-mail pessoal pela ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

Embora quase todos os funcionários de alto escalão do governo ocasionalmente usem seu e-mail pessoal para falar de trabalho, fontes oficiais indicaram ao "NYT" que Carter havia trocado informação sobre discursos, reuniões, entrevistas a meios de comunicação e outros assuntos.


Endereço da página:

Links no texto: