Folha de S. Paulo


Economista será novo embaixador argentino no Brasil

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, escolheu nesta terça-feira (15) um ex-funcionário do governo de Carlos Menem (1989-99) para ser embaixador no Brasil.

Carlos Magariños, 53, foi secretário de indústria e mineração no governo de Menem e adido comercial na embaixada argentina em Washington, entre 1993 e 1997.

Depois disso, foi diretor-gerente do braço das Nações Unidas para o desenvolvimento industrial (Unido).

Lula Marques - 11.jul.1996/Folhapress
Magariños (sentado) em 1996, com os então ministros Domingo Cavallo (centro) e Francisco Dornelles
Magariños (sentado) em 1996, com os então ministros Domingo Cavallo (centro) e Francisco Dornelles

O futuro embaixador é atualmente dono de duas consultorias, que prestam serviços a empresas com negócios no exterior: a Prospectiva 2020 e a Global Business Development Network.

Em 2013, lançou o livro "Argentina 4.0", em que desenvolve questões que o aproximam de Macri, como a "nova política", advogada pelo presidente, em que os políticos se aproximam dos cidadãos com a ajuda da tecnologia, abandonando as hierarquias partidárias.

Fontes da diplomacia argentina dizem que Magariños é também amigo do presidente, de quem se aproximou quando o político era empresário, nos anos 1990, e não fala português. Na noite desta terça, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou em nota que concedeu a Magariños o agrément (aval do país que irá receber o novo embaixador).

Segundo a chanceler argentina Susana Malcorra, a área técnica do ministério tenta acelerar a aprovação dos nomes para postos considerados "críticos", sem a aprovação no Senado.

Também foram nomeados novos embaixadores nos EUA e na China.

Colaborou São Paulo


Endereço da página: