Folha de S. Paulo


Obama condiciona viagem a Cuba em 2016 a encontro com opositores

Em entrevista publicada nesta segunda (14), Barack Obama revelou um de seus desejos para o próximo ano, seu último como presidente dos EUA: visitar Cuba.

No entanto, ressalvou que só irá se puder se encontrar com opositores do regime de Raúl Castro.

"Se eu for para uma visita, parte do acordo é que eu fale com todos", disse Obama ao site de notícias "Yahoo News". "Deixei muito claro em minhas conversas diretas com o presidente Castro que nós continuaríamos a nos aproximar daqueles que querem expandir o escopo da livre expressão dentro de Cuba."

Na próxima quinta (17), completa-se um ano do histórico anúncio sobre o reatamento das relações diplomáticas entre Cuba e EUA, após 53 anos de rompimento.

Desde então, a reaproximação caminha conforme o planejado. Entre os passos dados, além da reabertura das embaixadas, está um pacote de medidas aprovadas pela Casa Branca para reduzir as sanções contra Cuba, como a permissão para que empresas americanas se instalem na ilha.

Na entrevista, Obama disse esperar que o momento certo para a visita ocorra "em algum momento do próximo ano", e que ele pretende usá-la para ressaltar o progresso feito até aqui, mas também para "cutucar o governo cubano em uma nova direção".


Endereço da página:

Links no texto: