Folha de S. Paulo


'Refugiados' é eleita a palavra do ano na Alemanha

Após a chegada de quase 1 milhão de migrantes e refugiados na Alemanha neste ano, a Sociedade para a Língua Alemã elegeu nesta sexta-feira (11) "Fluechtlinge" (refugiados, em português) a Palavra do Ano de 2015.

Em segundo lugar, ficou "Je Suis Charlie" (Eu Sou Charlie, em português), mote popularizado após o ataque terrorista, em janeiro, contra a sede do semanário satírico francês "Charlie Hebdo", em Paris. A terceira palavra escolhida foi "Grexit", termo cunhado para descrever o risco de a Grécia sair da zona do Euro devido à crise econômica.

"Fluechtlinge", derivada do verbo "fluechten" (fugir, em português), ficou em primeiro lugar a por ser "o tema dominante do ano", segundo os jurados.

A Alemanha é o principal destino de refugiados na Europa, e a recepção aos estrangeiros ganhou o apoio da chanceler Angela Merkel e do seu Partido Democrata Cristão.

Reprodução/Facebook/Time
Angela Merkel Time
Capa da "Time" estampa Merkel

Apesar de Merkel ter sido nomeada a "Pessoa do Ano" pela revista "Time" nesta semana por sua liderança na crise de refugiados, uma pesquisa da emissora ZDP publicada nesta sexta-feira mostra que 49% dos entrevistados veem como pobre a gestão do fluxo migratório pela chanceler.

Evidenciando a grande preocupação da sociedade e dos políticos da Alemanha com a crise migratória, duas outras palavras relacionadas ao tema foram incluídas entre as dez principais palavras do ano.

"Durchwinken", que remete à atitude dos demais países europeus em permitir o trânsito de refugiados que viajam com destino à Alemanha, ficou em sexto lugar. Já a expressão comumente usada por Merkel "Wir schaffen das!", traduzida como "nós podemos fazer isso", ficou em décimo.

Outros destaques do ranking das 10 principais palavras do ano são "Mogel-Motor" (motor de trapaças, em português), em referência ao escândalo de emissões da Volkswagen, e "Selfie-Stab" (bastão de selfie, em português).


Endereço da página:

Links no texto: