Folha de S. Paulo


Macri liga para Cristina para dizer que receberá faixa na Casa Rosada

O presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri, tentou colocar um ponto final no impasse sobre a sua cerimonia de posse, na próxima quinta (10).

Macri quer que a transmissão de mandato seja feita na Casa Rosada. Já Cristina Kirchner insiste em passar a faixa e o bastão presidenciais ao novo mandatário no Congresso.

A divergência atrasou os preparativos e está confundindo delegações estrangeiras convidadas para o evento.

Neste sábado (5), Macri informou em comunicado que telefonou para Cristina para, segundo afirmou, "informá-la sobre o programa oficial dos atos do próximo dia 10".

Segundo o presidente eleito, ele fará o juramento no Congresso, ao meio-dia (13h em Brasília). Em seguida, desfilará de carro pelo centro de Buenos Aires até a Casa Rosada. Lá, receberá a faixa presidencial.

No fim da tarde, o novo presidente prevê se encontrar com chefes de Estado na Chancelaria, no Palácio San Martín. A cerimônia terminará, segundo a programação, com uma festa de gala no Teatro Colón.

Ainda não se sabe se Cristina aceitará a decisão de Macri. Na última sexta (4), o chefe de governo eleito da capital, Horacio Rodríguez Larreta, disse que a atual presidente poderia não ir.

"A esta altura tudo pode acontecer", afirmou, em entrevista a uma rádio local, deixando notar seu desconforto com o impasse.


Endereço da página:

Links no texto: