Folha de S. Paulo


Governos pressionam Maduro por lisura em eleição

Nos últimos dias antes da eleição parlamentar do próximo domingo na Venezuela, aumenta a pressão para que o governo do presidente Nicolás Maduro permita disputa justa e cesse a escalada incendiária que já resultou na morte de um opositor.

Apelos de governos e organizações internacionais respondem a ameaças de Maduro de resistir a eventual derrota governista e a atos hostis contra comícios antichavistas, além da preocupação com o uso da máquina pública contra a oposição e a falta de observação eficaz.

Nesta quinta (3), a Espanha cobrou que Caracas "garanta que as eleições serão limpas, justas e transparentes". EUA, Reino Unido, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Conselho de Direitos Humanos da ONU tinham feito apelo similar.

Divulgação, 26.nov.2015/Efe
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que vem sendo pressionado a manter lisura de eleições
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que vem sendo pressionado a manter lisura de eleições

Com uma inabitual nota prévia, o Itamaraty pediu nesta quinta que o "pleito se desenvolva dentro do marco da democracia, da transparência e da participação plena de toda a cidadania".

Disse ainda que o Brasil acompanhará "com atenção a etapa final da campanha, a realização e a apuração das eleições" para as 167 cadeiras do Parlamento unicameral.

A nota sucede duas outras manifestações de preocupação brasileira: um comunicado cobrando investigação e punição dos assassinos de Luis Manuel Díaz, dirigente opositor morto a tiros na semana passada num comício no interior; e uma carta da presidente Dilma Rousseff entregue a Maduro pelo emissário Marco Aurélio Garcia.

PREOCUPAÇÕES DE DILMA

Segundo a Folha apurou, Dilma listou com clareza os temas mais incômodos, como o estado de exceção que inibe campanhas opositoras na área fronteiriça com a Colômbia e a promessa de Maduro de ganhar "como seja".

Até a questão dos opositores presos, tabu entre aliados da Venezuela, foi abordada de forma indireta.

Num dos gestos de desagravo mais estridentes a Maduro, o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, recebeu na quarta-feira (2) Lilian Tintori, mulher do opositor venezuelano Leopoldo López, preso há um ano e meio sob acusação de instigar violentos protestos antigoverno.

Ícone da oposição radical, Tintori nunca fora recebida por chefe de Estado no cargo.

O encontro foi visto como aviso, já que o Paraguai receberá, no dia 21, a cúpula do Mercosul na qual o recém-eleito presidente argentino, Mauricio Macri, promete pedir a suspensão de Caracas alegando violação da cláusula democrática do bloco.

Até hoje, o Paraguai foi o único país contra o qual a sanção foi aplicada. Assunção foi momentaneamente suspensa em 2012 em retaliação ao controverso impeachment do então presidente paraguaio, Fernando Lugo.

A pressão, porém, não parece surtir efeito, já que a retórica governista se acirra.

"O governo venezuelano está preocupado com a situação interna, não com a opinião do mundo", diz um diplomata estrangeiro.

Mas a analista Elza Cardoso prevê dificuldades. "Se houver desfecho caótico, a Venezuela ficará ainda mais isolada e terá de encarar o custo cada vez mais alto de zombar das normas internacionais e nacionais."


Endereço da página:

Links no texto: