Folha de S. Paulo


Médico pode ser preso após comparar presidente turco com Gollum

Um tribunal da Turquia ordenou a realização de uma perícia para analisar se representa um crime sugerir haver uma semelhança física entre o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, e Gollum, um dos mais famosos personagens da trilogia de "O Senhor dos Anéis", informou nesta quarta-feira (2) o jornal "Cumhuriyet".

O tribunal deve decidir se o médico Bilgin Çiftçi cometeu um crime de "insulto ao presidente" por compartilhar nas redes sociais uma montagem que compara as expressões faciais de Erdogan com as de Gollum, uma figura central dos livros escritos por J.R.R. Tolkien, que fizeram posteriormente um grande sucesso no cinema.

Usuários do Twitter compartilharam montagem feita por médico

A acusação pede dois anos de prisão para o médico, mas a defesa alega que Gollum não é um personagem malvado e, por isso, o crime de insulto não se configura.

O juiz e o promotor de Aydin, a cidade no oeste da Turquia onde ocorre o julgamento, admitiram que não tinham visto os famosos filmes. Por isso, decidiu-se por realizar uma perícia, que deve ser elaborada por uma equipe de dois acadêmicos, dois psicólogos e um especialista em cinema.

"Primeiro queríamos considerar o caso sob o prisma da liberdade de expressão, sublinhando que o Tribunal de Direitos Humanos de Estrasburgo confirmou o direito a realizar caricaturas, inclusive ofensivas, de políticos, mas os juízes não levaram isso em consideração", explicou o advogado de defesa, Hicran Danisman, ao jornal "Cumhuriyet".

"Assim, o julgamento se transformou em uma tragicomédia. Nossa defesa também é cômica. Começaram a julgar Gollum. Nas próximas sessões, não defenderei meu cliente, mas sim Gollum", concluiu Danisman.

O julgamento foi adiado para fevereiro para esperar a perícia sobre o personagem de Tolkien. Antes mesmo da sentença, porém, o acusado foi afastado de seu cargo de funcionário público como uma medida disciplinar determinada pelo Conselho de Saúde da Turquia.


Endereço da página: