Folha de S. Paulo


Cúpula do clima começa em Paris com segurança redobrada

A cidade de Paris está sitiada por soldados e policiais em um contexto jamais visto na história da França.

Não foi pensando em estado de emergência e sob o temor de novos atentados terroristas que a capital francesa se preparou para ser a anfitriã, a partir desta segunda (30), da COP21, a conferência da ONU que debate o futuro climático do planeta e tenta busca fechar um acordo que freie a mudança climática.

Além do forte frio, o que se sente nas ruas de Paris é apreensão quanto aos próximos 12 dias de encontro da comunidade internacional.

Os atentados que mataram 130 pessoas em 13 de novembro transformaram o desejo de promover uma recepção histórica em uma enorme preocupação para as autoridades, sobretudo porque há suspeitos de envolvimento com aquela noite de terror ainda foragidos.

A COP21 é considerada o maior encontro diplomático do país desde a Conferência da ONU de 1948 que resultou na Declaração Universal de Direitos Humanos.

Cerca de 150 chefes de Estado e de governo são aguardados para a cerimônia de abertura nesta segunda, entre eles os presidentes americano, Barack Obama, e o russo, Vladimir Putin, que lideram ataques na Síria contra o Estado Islâmico, facção terrorista que reivindicou os atentados de Paris.

Ambos sentarão à mesa com o anfitrião François Hollande, que também declarou guerra ao EI.

"É uma chance para reafirmar nosso compromisso para proteger a população e nosso modo de vida da ameaça terrorista", escreveu Obama em uma rede social neste domingo (29).

São 120 mil efetivos protegendo a França. Além de 8.300 policiais na fronteira, há contingentes em estações de metrô e ruas da capital.

Ao todo, 11 mil foram escalados somente para a conferência, sendo 2.800 exclusivamente no espaço que a abriga, um parque de exposições em Le Bourget, subúrbio de Paris, que deve receber 40 mil pessoas.

As catracas dos serviços de transporte público foram liberadas até esta noite, mas a polícia pediu que a população evite usá-los para não sobrecarregar os vagões, ao mesmo tempo em que as principais vias de acesso de carro estão bloqueadas.

DILMA

Grades e policiais cercavam, por exemplo, todo o quarteirão do Le Bristol, onde estão hospedadas a presidente Dilma Rousseff e outras delegações. Passaportes, malas e bolsas são checados nas esquinas do hotel.

Dilma, que discursará no evento, teve um fim de semana reservado em Paris, com dois compromissos bilaterais de última hora com a primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, e o presidente da Bolívia, Evo Morales.

A presidente prometeu dar entrevista coletiva após as reuniões oficiais.

Foram deslocados 6.300 mil efetivos para vigiar embaixadas e hotéis que recebem os líderes mundiais.

Estima-se a média de três policiais franceses para cuidar de cada chefe de Estado –no caso de Obama, por exemplo, o número é muito maior, obviamente, por causa do forte esquema próprio de segurança do americano.

O clima de segurança tomou o lugar do ativismo e de festividades nas ruas da cidade pela COP21, abortado com a proibição de marchas previamente programadas.

Mesmo assim, manifestantes tentaram furar a ordem e entraram em confronto com a polícia na praça da República.

Protestos e marchas ocorreram também em cidades de outros países, entre elas Madri, Londres, Vancouver e Nova York e São Paulo, onde a chuva inibiu os ativistas.

No sábado (28), 24 pessoas foram detidas na França sob as regras do "estado de emergência" pois, segundo o governo, planejavam um "protesto violento".


Endereço da página:

Links no texto: