Folha de S. Paulo


Novo premiê de Portugal promete 'atitude moderada'

O líder do Partido Socialista de Portugal, António Costa, tomou posse nesta quinta (26) como novo premiê do país prometendo um governo de "atitude moderada" e criticando os resultados da gestão do antecessor, o centro-direitista Pedro Passos Coelho.

Após enumerar problemas como desemprego, empobrecimento e degradação dos serviços públicos, porém, o socialista elogiou o "empenho" do centro-direitista.

João Relvas/Efe
Observado pelo presidente Cavaco Silva (à dir.), António Costa toma posse como premiê em Lisboa
Observado pelo presidente Cavaco Silva (à dir.), António Costa toma posse como premiê em Lisboa

Costa foi nomeado primeiro-ministro na terça (24) pelo presidente Aníbal Cavaco Silva, que o encarregou de formar novo governo. Com o apoio dos comunistas e do Bloco de Esquerda radical, ele conseguiu costurar um acordo que lhe deu a maioria no Legislativo.

A aliança de Passos Coelho vencera as eleições parlamentares do dia 4 de outubro, mas não obtivera maioria absoluta, e seu novo governo caiu 12 dias depois da posse.

O centro-direitista, que governava Portugal desde 2011, implantou a austeridade exigida pela "troica" (FMI, União Europeia e Banco Central Europeu) em troca de resgate financeiro ao país.

Com o programa, que entre outras medidas elevou impostos, suspendeu feriados e cortou funcionários, Passos Coelho viu sua popularidade despencar.

A chegada de Costa ao poder, um ano depois da prisão do ex-premiê socialista José Sócrates –acusado de corrupção e libertado no mês passado–, despertou no mercado temores de que Portugal deixasse de cumprir seus compromissos internacionais.

Questionado por Cavaco Silva, o novo premiê afirmou ter condições de formar um "governo estável, que respeite os compromissos internacionais do país e permita aprovar o mais rápido possível um Orçamento para 2016".


Endereço da página:

Links no texto: