Folha de S. Paulo


Bélgica prorroga fechamento de metrô e escolas por risco de 'ataque iminente'

A Bélgica manterá o metrô e as escolas de Bruxelas fechados nesta segunda (23) como medida de segurança contra uma ameaça "séria e iminente" de ataques múltiplos, disse o primeiro-ministro do país, Charles Michel.

O premiê disse que o alerta máximo segue valendo para a capital e que o resto do país ficará em nível três, que indica uma ameaça possível e provável.

"Nós tememos um ataque como em Paris", alertou Michel. Segundo ele, os alvos são centros comerciais, lojas e o transporte público.

Francois Lenoir/Reuters
Turistas posam diante de tanque no Grand Place de Bruxelas, que continua em alerta máximo
Turistas posam diante de tanque no Grand Place de Bruxelas, que continua em alerta máximo

O metrô foi fechado, assim como os centros comerciais. Shows e partidas de futebol foram canceladas. A população foi alertada a evitar lugares com grande concentração de pessoas, como estações de trem, aeroportos e distritos comerciais.

O premiê belga, Charles Michel, explicou no sábado que a decisão foi tomada com base em informação precisa sobre o risco de um ataque similar aos do dia 13 de novembro em Paris, na França.

Francois Lenoir/Reuters
Soldados belgas patrulham as ruas de Bruxelas, capital da Bélgica
Soldados belgas patrulham as ruas de Bruxelas, capital da Bélgica

SUSPEITOS

A Bélgica está no centro das investigações dos ataques em Paris. Três suspeitos foram detidos no país e acusados formalmente de terrorismo pela justiça em conexão com os ataques que deixaram 130 mortos.

Neste sábado (21), a Procuradoria da Bélgica afirmou que várias armas foram encontradas em uma busca na casa de um desses três suspeitos. Em comunicado, ela afirmou que não foram encontrados explosivos ou coletes-bomba, mas não deu mais detalhes.

Bruxelas foi ainda a cidade de moradia do suspeito de organizar os ataques, Abdelhamid Abaaoud, e de um dos supostos envolvidos, Salah Abdeslam, ainda foragido e que, segundo informações passadas por suspeitos detidos, teria voltado ao país vindo da França após os ataques.

Alguns jornais belgas especulam que o alerta elevado é relacionado à sua busca.


Endereço da página:

Links no texto: