Folha de S. Paulo


Bélgica fecha metrô e shoppings da capital por ameaça terrorista

Francois Lenoir/Reuters
Militares belgas patrulham as ruas de Bruxelas, que foi colocada em alerta máximo
Militares belgas patrulham as ruas de Bruxelas, que foi colocada em alerta máximo

O governo da Bélgica elevou neste sábado ao máximo o nível de alerta em Bruxelas, citando uma ameaça terrorista iminente. O metrô da capital, Bruxelas, foi fechado, assim como os centros comerciais.

O Órgão de Coordenação para a Análise de Ameaças (Ocam) elevou para quatro o nível de alerta na cidade, o maior da escala.

O premiê belga, Charles Michel, disse em entrevista a jornalistas que a decisão foi tomada com base em informação precisa sobre o risco de um ataque similar aos do dia 13 de novembro em Paris. Segundo Michel, há informação sobre um ataque coordenado, que incluiria explosivos e que poderia ter como alvo transporte público, ruas e centros comerciais, assim como eventos com grande número de pessoas.

O Ocam já tinha elevado nesta sexta-feira (20) o alerta terrorista em todo o país para o nível três, o que significava que havia uma ameaça "possível e verossímil".

"Por recomendação do centro de crise do Serviço Público Federal Interior, todas as nossas estações de metrô (...) permanecerão fechadas hoje", anunciou a companhia Stib em sua página na internet, acrescentando que se trata de uma medida de "precaução".

Ye Pingfan/Xinhua
Metrô de Bruxelas é fechado neste sábado por conta de uma ameaça iminente de terrorismo
Metrô de Bruxelas é fechado neste sábado por conta de uma ameaça iminente de terrorismo

Segundo a companhia, os ônibus continuarão circulando ao longo do dia, mas algumas linhas foram afetadas pela medida de segurança.

O ministro-presidente da região de Bruxelas, Rudi Vervoort, anunciou ainda a anulação das atividades públicas na cidade e o fechamento dos centros comerciais.

Segundo o jornal belga "Derniere Heure", os shoppings City 2, Westland, Woluwe Shopping, Stockel Square e galerie Toison d'Or foram fechados, além de centro de visitantes do Parlamento europeu e alguns cinemas.

O jornal afirma ainda que, diante do alerta máximo, a união belga de futebol decidiu cancelar todos os jogos previstos para esse fim de semana na capital.

A medida foi decretada horas depois que um suspeito detido na Bélgica foi acusado formalmente de terrorismo pela justiça em conexão com os atentados de Paris, na França, que deixaram 130 mortos. O suspeito, cuja identidade não foi divulgada, é o terceiro acusado na Bélgica em relação com os atentados na capital francesa.

Neste sábado (21), a Procuradoria da Bélgica afirmou que várias armas foram encontradas em uma busca na casa de um desses três suspeitos. Em comunicado, ela afirmou que não foram encontrados explosivos ou coletes bomba, mas não deu mais detalhes.

Bruxelas está no centro das investigações do ataque, já que foi a cidade de moradia do suspeito de organizar os ataques, Abdelhamid Abaaoud, e de um dos supostos envolvidos, Salah Abdeslam, ainda foragido. Alguns jornais belgas especulam que o alerta elevado é relacionado à busca por ele.

AFP
This combination of photos made in Paris on November 18, 2015 shows the suspected mastermind of the November 13, 2015 Paris attacks, 28-year-old Belgian IS group leading militant Abdelhamid Abaaoud (C), French Bilal Hadfi (L) one of the suicide bombers who blew himself outside the Stade de France stadium, Samy Amimour (R), one of the suicide bombers who attacked a Paris concert hall, suspect at large French Salah Abdeslam (2nd R), and an unidentified man (2nd L) suspected of being involved in the attacks. AFP PHOTO -- RESTRICTED TO EDITORIAL USE, DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS FROM ALTERNATIVE SOURCES, AFP IS NOT RESPONSIBLE FOR ANY DIGITAL ALTERATIONS TO THE PICTURE'S EDITORIAL CONTENT, NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS -- ORG XMIT: -01
Suspeitos e autores identificados dos atentados em Paris. Da esq.: Samy Amimour, Ahmad al-Mohammad, Abdelhamid Abaooud, Salah Abdeslam e Bilal Hadfi

Nas principais ruas de Bruxelas, cidade de mais de um milhão de habitantes e sede da União Europeia e da Otan, é possível ver neste sábado policiais e militares fortemente armados.

A população foi alertada a evitar lugares com grande concentração de pessoas, como estações de trem, aeroportos e distritos comerciais.

O premiê pediu que os belgas permaneçam calmos. "Nós tomamos as medidas necessárias", disse.

O comitê de crise vai voltar a se encontrar na tarde deste domingo (22) para reavaliar a ameaça.


Endereço da página:

Links no texto: