Folha de S. Paulo


França faz 20 ataques aéreos a Raqqa, 'capital' do Estado Islâmico na Síria

Assista

Dois dias após os sete ataques reivindicados pela facção radical Estado Islâmico em Paris, que deixaram um total de 129 pessoas mortas, a Força Aérea da França fez ao menos 20 bombardeios sobre a cidade de Raqqa, no centro-norte da Síria.

Invadida em 2013 pela milícia radical, Raqqa tem sido chamada de "a capital do Estado Islâmico" na Síria.

Os ataques franceses teriam destruído um campo de treinamento da facção e um depósito de armas.

ONDE FICA RAQQA

Segundo o ministro das Relações Exteriores do Iraque, Ibrahim al-Jaafari, os ataques realizados na sexta-feira (13) em Paris foram planejados em Raqqa.

O ministro da Defesa da França, Jean-Yves le Drian, anunciou o que ele chamou de "um bombardeio maciço de alvos do Estado Islâmico na cidade".

Em apenas uma hora, neste domingo (15), houve ao menos 20 ataques aéreos à cidade, segundo informações do grupo ativista Raqqa Está Sendo Massacrada Silenciosamente (RBSS, na sigla em inglês) e de fontes ligadas ao Estado Islâmico.

O ataque foi feito com aviões que partiram de bases aéreas que a França utiliza na Jordânia e nos Emirados Árabes Unidos. As ações, em coordenação com forças dos EUA, envolveram pelo menos 10 dos 12 aviões que a França tem nessas bases.

Segundo o comunicado da Defesa francesa, esses ataques aéreos são a maior operação da França na Síria desde que o país começou a participar da campanha contra o grupo extremista, em setembro de 2014.

Raqqa foi, em março de 2013, a primeira grande cidade síria a ser tomada pelos rebeldes que lutam contra o ditador Bashar al-Assad. Em agosto de 2013, o Estado Islâmico começou a expulsar da cidade rebeldes sírios.

ATENTADOS

Algumas pistas sobre os atentados em Paris vieram de Bagdá, onde altos funcionários da inteligência do país informaram que a França e outros países tinham sido advertidos na quinta-feira (12) sobre a possibilidade de um ataque iminente.

Um relato da inteligência iraquiana advertia que o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, havia ordenado a seus seguidores que lançassem imediatamente um ataque com armas e bombas em países que integram a coalizão que combate a facção no Iraque e na Síria e que tomassem reféns nesses ataques.

O documento iraquiano não dá detalhes sobre quando ou onde o ataque ocorreria.

Um alto funcionário da segurança francesa disse que a inteligência recebe esses tipos de avisos diariamente.


Endereço da página:

Links no texto: