Folha de S. Paulo


Veja cronologia dos ataques terroristas em Paris

O procurador-geral da França, François Molins, apresentou neste sábado (14) uma sequência cronológica dos atentados desta sexta-feira (13), em Paris. Veja abaixo.

- 21h20 (18h20 no horário de Brasília) da sexta-feira: Tudo começou com uma explosão junto à porta D do Stade de France, onde França e Alemanha disputavam um amistoso, na presença do presidente François Hollande. Além do terrorista, a bomba fez mais uma vítima fatal.

- 21h25: Ocupantes de mesas no bar Le Carillon e no restaurante Le Petit Cambodge são vítimas de tiros de fuzil Kalashnikov, disparados de um veículo tipo Seat Leon. Quinze mortos e outros dez severamente feridos.

- 21h30: No lado de fora do Stade de France, um segundo homem-bomba explode, matando a si próprio.

- 21h32: Esquina do Faubourg-du-Temple e da rua de La Fontaine-au-Roi, fuzilaria diante do bar A La Bonne Bière causa a morte de cinco pessoas e ferimentos gravíssimos em outras oito. Testemunhas citam um Seat preto como o veículo dos terroristas.

- 21h36: Na rua de Charonne, 92, novos tiros de fuzil de assalto causam a morte de 19 pessoas. Os atiradores ocupavam, como no caso anterior, um Seat preto.

- 21h40: No 253 do Boulevard Voltaire, no restaurante Comptoir Voltaire, um terrorista se explode, o que causa ferimentos graves em uma pessoa e leves em várias outras.

- 21h40: Um veículo Polo preto estaciona diante da casa de shows Bataclan. Descem três pessoas que portam armas de guerra, invadem a sala, disparam rajadas durante o espetáculo de uma banda norte-americana. Terroristas tomam como reféns o público concentrado diante do palco e mencionam Síria e Iraque, enquanto vão matando, ao todo, 89 pessoas. Ao terminar a carnificina, um deles é morto por um tiro de policial e os outros dois fazem explodir seu cinto e também morrem.

- 21h53: Um terceiro homem-bomba se explode nas proximidades do Stade de France.

No total, segundo Molins, foram 129 mortos e 352 feridos, 99 dos quais em estado "absolutamente crítico".


Endereço da página:

Links no texto: