Folha de S. Paulo


Reino Unido mantém alerta em severo e esvazia terminal de aeroporto

O primeiro-ministro David Cameron afirmou neste sábado (14) que o alerta de ameaça terrorista ao Reino Unido foi mantido em "severo" mesmo depois dos ataques em Paris e do terminal de um dos maiores aeroportos do país ser esvaziado por precaução.

Após participar de um comitê de resposta emergencial em Londres, Cameron decidiu não elevar o alerta ao nível máximo "crítico", o que indicaria risco iminente de ataques.

"A ameaça já está e em 'severo', o que significa probabilidade de atentados, e seguirá assim", ele disse em um discurso televisionado neste sábado.

O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelos ataques simultâneos com explosivos e armas de fogo, que causaram mais de 120 mortes em diversas partes de Paris na sexta (13).

"Precisamos reconhecer que não importa o quão fortes sejamos ou quanto nos preparemos, encaramos a mesma ameaça", afirmou Cameron.

O grau de ameaça "severo" foi adotado no Reino Unido em agosto de 2014. O último grande atentado no país ocorreu em 2005, quando terroristas atacaram o metrô e um ônibus com explosivos, matando 52 pessoas.

RETIRADA

A polícia esvaziou o Terminal Norte do segundo aeroporto mais movimentado do Reino Unido, o Gatwick, localizado 48 quilômetros ao sul de Londres.

A ação foi motivada por um episódio descrito como "ações suspeitas de um homem que abandonou um item no aeroporto". Acionado, o esquadrão anti-bombas está conduzindo a investigação do objeto.

De acordo com a AFP, o homem preso era francês e portava uma arma de fogo.

"Nós estamos investigando as circunstâncias do incidente e é muito cedo para fazer qualquer afirmação", declarou Nick May, detetive superintendente da Polícia de Sussex. "Porém, por conta dos eventos em Paris, tomaremos extremo cuidado para lidar com todo e qualquer episódio suspeito, trataremos o assunto em toda a sua seriedade."

Em Londres, o anual Lord Mayor's Show, um tradicional festival realizado há 800 anos, deve seguir conforme planejado, porém será precedido de dois minutos de silêncio, com bandeira nacional hasteada a meio mastro, disse o porta-voz do evento.

Além disso, a Tower Bridge, um dos principais cartões-postais da cidade, será iluminada com as cores da bandeira francesa —azul, branco e vermelho.

Serão realizados também patrulhamentos policiais adicionais no distrito de West End, popular reduto de teatro e restaurantes em Londres, neste sábado (14), afirmou um porta-voz da polícia.

A Federação Francesa de Futebol, por sua vez, declarou que o amistoso que seria realizado entre as seleções de França e Inglaterra na terça-feira (17), em Londres, deve ser realizado normalmente.

Alguns dos ataques em Paris ocorreram nas proximidades do Stade de France, durante uma partida entre França e Alemanha.

Clique nos ícones do mapa para mais detalhes:

Mapa: Onde foram os ataques


Endereço da página:

Links no texto: