Folha de S. Paulo


Pessoas que estavam no Bataclan relatam momentos de horror

Assista

Pessoas que estavam na plateia da casa de shows parisiense Bataclan, cenário do ataque que deixou pelo menos 80 mortos na noite de sexta-feira (13), e conseguiram se refugiar em um camarim relataram momentos de horror.

"Ficamos em torno de 20 pessoas numa sala fechada, por um período entre uma e duas horas, nos comunicando com a polícia por telefone. As instruções eram para fazer uma barricada de móveis diante da porta, não abrir janela nem acender a luz", contou por volta das 4h (horário local, 1h de Brasília) a jornalista Kelly Leguen, 21.

Kelly falou à Folha à saída da subprefeitura do 11º distrito de Paris, onde feridos receberam os primeiros socorros e os demais espectadores prestaram depoimento e foram colocados em contato com familiares.

Ela estava no Bataclan para resenhar o show da banda americana Eagles of Death Metal, já em curso na hora do tiroteio.

Mapa: Onde foram os ataques

"Conseguíamos ouvir os terroristas negociarem com a polícia do outro lado da porta. Ainda posso ouvir os gritos e os disparos. Quando o resgate chegou, nos fizeram sair rápido de lá para que não víssemos tanto sangue e tantos corpos, mas era impossível não reparar."

"O mais traumatizante são os gritos das mulheres implorando para não serem baleadas. É inimaginável. Você vê coisas assim na TV, jamais crê que possa lhe acontecer", disse Sylvain (sobrenome não fornecido), que foi ao show com dois amigos e também ficou sitiado no camarim.

"Os terroristas falavam francês e ameaçavam a todo momento detonar os explosivos que tinham no corpo. Tinham muito sangue frio e pareciam bem organizados."

Ele completou: "Eu estava no balcão (nível superior) e vi pessoas na pista (setor inferior) caindo como moscas ao ser atingidas. É inimaginável."

Segundo o "Libération", a ação da polícia no Bataclan durou dois minutos. Agentes se dividiram em duas frentes, no nível da pista (onde havia um terrorista) e no do balcão (em que eram dois). Policiais foram alvo de disparos de Kalashnikov (um deles se feriu) antes de os terroristas se explodirem.

NOTA DA BANDA

Segundo o jornal americano "The Washington Post", a mãe do baterista da Eagles of Death Metal, Julian Dorio, afirmou que seu filho e os outros integrantes da banda estão em segurança.

Em nota postada no seu perfil oficial no Facebook, a banda informou que ainda tentava descobrir o paradeiro de membros de sua equipe.

"Nossos pensamentos estão com todas as pessoas envolvidas nesta situação trágica", disse o comunicado.

Colaborou São Paulo


Endereço da página:

Links no texto: