Folha de S. Paulo


Atiradores mataram 89 em casa de shows em Paris, diz procurador-geral

Vídeo

O procurador-geral da França, François Molins, informou que 89 pessoas foram mortas por atiradores dentro da casa de shows Bataclan, um dos locais atacados durante os atentados a Paris nesta sexta-feira (13).

A casa noturna, que recebia um show, foi invadida por um número ainda desconhecido de atiradores que dispararam contra o público. Segundo integrantes da polícia, três terroristas foram mortos durante a invasão ao local.

O presidente François Hollande foi ao local, acompanhado do primeiro-ministro, Manuel Valls, e dos ministros Bernard Cazeneuve (Interior) e Christiane Taubira (Justiça), com quem se reuniu minutos antes.

Além do Bataclan, restaurantes foram alvos de homens armados e homens-bomba detonaram explosivos ao lado do Stade de France, onde jogavam as seleções de França e Alemanha.

HOLLANDE

Mais cedo, Hollande decretou estado de emergência e fechou as fronteiras de todo o país após a série de ataques em Paris. Para o presidente, as forças de segurança "enfrentam ataque único".

"Frente ao terror, a França deve ser forte, tem que ser forte. O que os terroristas querem é nos assustar, mas enfrentam uma nação que sabe se defender."

O presidente, que cancelou sua participação no G20 neste fim de semana, também pediu que a população se mantenha unida e calma.

Esta é a primeira vez que as autoridades francesas decretam estado de emergência em todo o país desde a Guerra da Argélia (1954-1962). Com a medida, o governo tem poder de controlar o tráfego e fechar espaços públicos.

Em nota, a Presidência francesa informou que 1.500 militares foram mobilizados para o patrulhamento das ruas e o controle das fronteiras. O governo voltará a se reunir neste sábado (14) para decidir as próximas providências.

Clique nos ícones do mapa para mais detalhes:

Mapa: Onde foram os ataques


Endereço da página:

Links no texto: