Folha de S. Paulo


Ataques em Paris deixam ao menos dois brasileiros feridos

Os ataques desta sexta-feira (13) em Paris deixaram pelo menos dois brasileiros feridos, um deles com gravidade.

Segundo a cônsul-geral do Brasil na cidade, Maria Edileuza Fontenele Reis, que está acompanhando de perto o caso, os dois jovens –um homem e uma mulher– estavam no restaurante Le Petit Cambodge, perto do Canal Saint-Martin, um dos locais do ataque na noite desta sexta.

O rapaz, um arquiteto, teria sido atingido com três tiros nas costas e seu estado é grave. Ele estava em Paris para participar de um encontro.

A moça, uma estudante que mora em Paris, teria sido atingida de raspão e estaria estável. Os casos foram informados ao consulado por um amigo das vítimas. Seus nomes não serão divulgados até que suas famílias sejam contatadas pelo governo brasileiro.

"[O rapaz] é o único caso mais grave que chegou ao nosso conhecimento. Estamos acompanhando, torcendo para que ele se recupere", disse a cônsul-geral, que ainda não visitou o jovem no hospital pela orientação das autoridades de não circular pela cidade.

"A recomendação é que a gente não se movimente pela cidade. Mas assim que possível, pretendo ir [ao hospital]", afirmou à Folha.

A cônsul-geral pediu ainda aos brasileiros que estiverem bem que notifiquem imediatamente seus familiares. "E evitem nestes dias circular pela cidade, que vai ser tudo muito confuso e muito tenso também", completou.

GOVERNO

Em nota, o governo brasileiro manifestou, na noite de sexta "profunda consternação" pela série de "atentados bárbaros" registrados em Paris e condenou as ações "nos mais fortes termos".

"Ao mesmo tempo em que transmite suas condolências aos familiares das vítimas e empenha sua plena solidariedade ao povo francês e ao governo da França, o Brasil condena os ataques nos mais fortes termos e reitera seu firme repúdio a qualquer forma de terrorismo, qualquer que seja sua motivação", disse o governo em comunicado divulgado pelo Itamaraty.

Os ataques com tiros e explosões deixaram mais de cem mortos em dois bairros de Paris, segundo fontes policiais.

Em reação aos ataques, o presidente francês, François Hollande, declarou estado de emergência em toda a França e fechou as fronteiras do país. Hollande também enviou o Exército para a capital francesa.

Cerca de 70 mil brasileiros vivem na França, segundo dados de agosto do Itamaraty, grande parte deles na capital.

A cidade também é um dos principais destinos turísticos dos brasileiros na Europa.

O telefone de plantão do consulado, que deve ser usado apenas para emergências, é (+33) 680 12 3234.

Assista


Endereço da página:

Links no texto: