Folha de S. Paulo


Pesquisa mostra oposição liderando disputa pela presidência na Argentina

Eitan Abramovich/AFP
Maurício Macri, candidato de oposição, lidera disputa presidencial na Argentina
Maurício Macri, candidato de oposição, lidera disputa presidencial na Argentina

O candidato da oposição à presidência da Argentina, Maurício Macri, lidera as intenções de voto para a eleição que ocorrerá em duas semanas, quando enfrentará o candidato governista, Daniel Scioli.

A candidatura de oposição, encabeçada por Macri, teria 51,8% dos votos, contra 43,6% do candidato governista, segundo pesquisa da consultoria Management & Fit Opinión,publicada no jornal Clarín.

Na semana passada, analistas consultados pela Reuters disseram que Macri —candidato favorito dos mercados— tem maior probabilidade de ganhar a Presidência, depois do surpreendente bom desempenho no primeiro turno.

No primeiro turno, realizado em 25 de outubro, Scioli obteve a maioria dos votos, mas com vantagem de apenas 2,5 pontos porcentuais sobre Macri, resultado muito mais apertado do que o esperado.

Na sexta-feira (6), a presidente argentina, Cristina Kirchner, subiu o tom nas críticas ao candidato da oposição.

Ela comparou um eventual governo de Macri com o da aliança de Fernando de la Rúa, que chegou ao poder em 1999 e renunciou em 2001, ficando com a responsabilidade de ter levado o país à maior crise econômica e política de sua história.

A coligação liderada por Macri tem integrantes da União Cívica Radical, partido de De la Rúa, o que é explorado pelos peronistas neste momento de acirramento da campanha.

Cristina também fez referência à origem abastada de Macri e de seus aliados em seu discurso.

Em uma atitude inusual, exibiu um vídeo em que mostra o assessor econômico de Macri, Alfonso Prat-Gay, dizendo que a Argentina, a cada dez anos, é governada por um "caudilho que vem do Sul ou do Norte, de currículo desconhecido", originário de províncias despovoadas.

Na quinta-feira, a equipe de assessores de política externa do opositor começou a conversar com representantes de outros países em Buenos Aires. Eles visitaram o embaixador do Brasil, Everton Vargas.


Endereço da página:

Links no texto: