Folha de S. Paulo


Peritos dizem ter 90% de certeza de que bomba derrubou avião no Egito

Os investigadores da queda do avião russo no Egito dizem ter "90% de certeza" de que um barulho ouvido no segundo final de gravação de conversa do cockpit da aeronave foi decorrente de uma explosão causada por uma bomba, disse um integrante da equipe de investigação à Reuters neste domingo (8).

"As indicações e análise até agora do som gravado pela caixa preta sinalizam que foi uma bomba", disse o membro da equipe de investigação, que pediu para não ser identificado.

"Nós temos 90% de certeza de que foi uma bomba." Instado a explicar o percentual restante da incerteza, o investigador disse: "Eu não posso discutir isto agora."

Militantes do Estado Islâmico que combatem as forças de segurança na Península do Sinai têm dito que eles derrubaram o Airbus A321.

.

Autoridades dizem que estão examinando todos os possíveis cenários sobre o que poderia ter causado o desastre.

Neste domingo, o Ministério da Defesa da Rússia enviou dois aviões militares ao Egito para retirar a bagagem dos turistas russos, que em seus voos de volta ao país não podem embarcar com as malas por motivos de segurança.

O ACIDENTE

O Airbus A321 da companhia aérea russa Metrojet caiu no sábado passado (31), 23 minutos após deixar o aeroporto da região turística de Sharm al-Sheikh. A maioria dos 224 mortos na tragédia é de turistas russos que voltavam de férias no Egito. O avião tinha como destino São Petersburgo, na Rússia.

Análises da caixa-preta mostram que a queda aconteceu depois de uma explosão. Além disso, dados indicam que a aeronave estava voando no piloto automático quando, aparentemente, se partiu no ar após um forte estrondo, informou o líder da equipe que investiga o desastre, Ayman al-Muqaddam.

A informação nova de que o avião estava no piloto automático, contudo, sugere que tudo estava sob controle até o momento da explosão.

Vários países já suspenderam voos para o resort no Mar Vemelho de Sharm al-Sheikh, de onde o Airbus da russa Metrojet decolou rumo a São Petersburgo (Rússia) no sábado (31).


Endereço da página:

Links no texto: