Folha de S. Paulo


Chile envia por engano às escolas livro erótico sobre Chapeuzinho Vermelho

O Ministério da Educação do Chile enviou por engano um livro erótico sobre a história de Chapeuzinho Vermelho a 283 escolas de ensino fundamental do país. A informação foi confirmada pelas autoridades nesta sexta-feira (30).

O livro "Chapeuzinho come o lobo" foi escrito em 1972 pela colombiana Pilar Quintana e passou a ser editado no país em 2012. Nele, a autora relata as peripécias que o animal teve fazer para levar a personagem para a cama.

Divulgação
O livro
O livro "Chapeuzinho come o lobo", de Pilar Quintana, foi enviado por engano às escolas chilenas

O erro foi descoberto depois que um aluno de 12 anos de uma escola rural de Río Bueno (a 916 km ao sul de Santiago) pegou um dos 17 exemplares do livro que existiam na biblioteca e levou para casa.

Segundo o jornal "Las Últimas Notícias", a criança ficou assustada e advertiu o professor de espanhol Victor Fritz. "Ele estava muito incomodado. Disse que pegou o livro porque o título chamou sua atenção", disse à publicação.

Depois de saber da notícia, Fritz entrou em contato com o Ministério da Educação, mas não teve resposta. Em seguida, comunicou o fato ao prefeito Luis Reyes, que retirou o "Chapeuzinho comeu o lobo" das escolas de Río Bueno.

Nesta sexta, a coordenadora da Unidade de Currículo e Avaliação do Ministério da Educação, Alejandra Arratia, disse que a publicação foi retirada das bibliotecas de todas as escolas que o haviam recebido.

Segundo Arratia, o governo abriu um a investigação para descobrir como o livro foi aprovado pela comissão. Também passarão por nova revisão os títulos existentes nos catálogos das bibliotecas escolares.

.

Este não foi o primeiro caso de um livro de conteúdo erótico que teve que ser retirado das escolas chilenas. Em 2010, as autoridades recolheram "Enciclopédia do Sexo", publicação espanhola que mostrava posições sexuais.


Endereço da página: