Folha de S. Paulo


Ex-comediante Jimmy Morales é eleito com ampla vantagem na Guatemala

Iniciante da política, o ex-comediante Jimmy Morales foi eleito o novo presidente da Guatemala neste domingo (25) após ganhar o segundo turno de uma eleição marcada pelo tema da corrupção.

Com 91,21% dos votos apurados às 20h30 locais (0h30 em Brasília), Morales obtinha 69,62% dos votos, contra 30,38% de Sandra Torres, de centro-esquerda. Com a votação, o resultado é irreversível a favor de Morales.

Em discurso, o ex-comediante agradeceu o apoio e prometeu se esforçar "com todo o coração e todas as forças" para honrar os votos que recebeu e o tornaram o novo presidente.

"Recebi o mandato do povo, que é lutar contra a corrupção que nos carcomeu. Meu compromisso continua sendo com Deus e com o povo da Guatemala", disse, em entrevista à emissora Guatelevisión.

Acredita-se que a descrença da população tenha impulsionado a candidatura do conservador Morales, da Frente de Convergência Nacional. Ele jamais ocupou um cargo público.

Sua concorrente, a ex-primeira-dama Sandra Torres [ex-mulher de Álvaro Colom], era mais facilmente associada à vida pública.

Morales assume em 14 de janeiro por um período de quatro anos. Pela atual lei guatemalteca, ele não pode disputar a reeleição.

O governo do ex-comediante deverá ser mais vigiado pela população que os anteriores. Ao votar neste domingo, o atual presidente, Alejandro Maldonado Aguirre, disse que "é importante que o governo evite a corrupção".

Em discurso recente a empresários, ele disse acreditar que "o novo governo terá um ano antes que o povo encha as praças, ruas e avenidas para protestar" caso surjam novas denúncias de corrupção.

O próprio Maldonado assumiu o posto em setembro, após a renúncia e prisão do antecessor, Otto Pérez Molina, acusado de participar de uma rede responsável por desviar mais de 50% da arrecadação alfandegária do país.

As denúncias deflagraram manifestações de rua que se prolongaram por meses. O presidente foi derrubado após a Justiça denunciá-lo e o Congresso abrir um processo de impeachment.

POUCOS VOTANTES

Segundo a comissão eleitoral, o comparecimento às urnas foi de 43,57%, mais baixo que no primeiro turno. Não foram registrados distúrbios durante todo o período eleitoral, entre 7h e 18h (11h e 22 h em Brasília).

Já era esperado que a votação fosse mais tranquila que o primeiro turno, que teve comparecimento recorde. Mais de 7,5 milhões de guatemaltecos foram chamados às urnas neste segundo turno.


Endereço da página: