Folha de S. Paulo


Cristina Kirchner começa a se despedir da Presidência argentina

CFK

Chegando ao final de oito anos de governo e de 12 do kirchnerismo, a presidente argentina Cristina Kirchner começa a se despedir do cargo.

Na última quarta (21), publicou nas redes sociais um vídeo (veja acima) em que lembra alguns dos feitos de seu governo, como o resgate dos julgamentos de militares da ditadura, e traz imagens do seu candidato nestas eleições, Daniel Scioli.

Sem poder concorrer pela terceira vez, Cristina deixa o cargo e não tentará se eleger a nenhum outro posto nesta eleição.

No vídeo, intitulado "De Agora em Diante Tudo Será Diferente", são lembradas decisões tomadas na gestão de Cristina e que foram alvo de críticas no exterior, como a reestatização da petroleira YPF e da Aerolineas Argentinas e a resistência em negociar com credores da dívida externa.

Ao fim, o locutor avisa: "Quando alguém acreditar que este é o princípio do fim, milhões dirão que este é só o fim do princípio, de uma Argentina que nasceu para sempre".

O futuro de Cristina e o papel que ela terá na próxima administração, após a eleição do domingo (25), é um dos principais debates da política argentina neste momento.


Endereço da página:

Links no texto: