Folha de S. Paulo


Homem invade escola na Suécia com espada e deixa 2 mortos e 2 feridos

Um homem mascarado aparentemente armado com uma espada realizou um ataque nesta quinta-feira (22) em uma escola na Suécia, deixando dois mortos e dois gravemente feridos.

Após o incidente na lanchonete da escola, o suspeito, de 21 anos, foi baleado por agentes de segurança. O agressor foi levado ao hospital para ter seus ferimentos tratados, mas morreu horas depois. Não se sabe o motivo do ataque.

AFP
Homem mascarado posa com estudantes de escola na Suécia antes de matar um professor e um aluno
Homem mascarado posa com estudantes de escola na Suécia antes de matar um professor e um aluno

O incidente ocorreu por volta das 10h locais (6h em Brasília) na escola Kronan, em Trollhattan, cidade industrial com cerca de 50 mil habitantes com grande concentração de imigrantes e refugiados. O primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven, agendou uma visita à cidade após tomar conhecimento da agressão.

Um professor e um estudante morreram no ataque. Outro professor (ferido no abdômen) e outro estudante (ferido no abdômen, no peito e no fígado) ficaram em condição grave e passaram por cirurgia. A polícia disse que os estudantes atacados tinham 11 e 15 anos.

"Pessoas jovens foram atacadas. Isso é terrivelmente trágico", disse o porta-voz da polícia Thomas Fuxborg.

Relatos iniciais apontavam que o ataque havia deixado cinco vítimas, sendo quatro estudantes. As autoridades corrigiram a informação.

Estudantes e funcionários da escola esvaziaram o prédio depois do ataque.

O porta-voz da polícia Stefan Gustavsson disse que a arma utilizada no ataque era "uma faca grande, possivelmente duas, incluindo o que pode ser uma espada".

A estudante Laith Alazze, 14, disse que inicialmente havia pensado que o agressor tinha algo a ver com o Halloween, pois vestia roupas pretas e uma máscara.

Dois estudantes chegaram a tirar uma foto com o agressor antes do ataque.

"Um dos meus amigos foi até ele para desafiá-lo, mas quando vimos ele esfaquear [um professor], nós fugimos", disse Alazza ao canal sueco TV4.

Este é o primeiro ataque a uma escola registrado na Suécia desde 1961, quando um jovem morreu e seis ficaram feridos em Gotemburgo. A polícia diz ter frustrado em 2004 um ataque a tiros em uma escola em Malmö.

Onde fica Trollhattan


Endereço da página: