Folha de S. Paulo


Israel prende um dos principais líderes do Hamas na Cisjordânia

Soldados israelenses prenderam na madrugada desta terça-feira (20) Hasan Yusef, um dos principais líderes do movimento islamita palestino Hamas na Cisjordânia ocupada.

"Durante a noite, tropas do Exército e do Shin Bet (o serviço de segurança interno israelense) prenderam Hasan Yusef, um líder do Hamas, em Beitunia, ao sudoeste de Ramallah", afirma um comunicado militar.

Veja tweet

Os serviços de segurança palestinos confirmaram a detenção.

"Hasan Yusef foi detido e encarcerado várias vezes no passado. Iniciou e incitou ativamente o terrorismo e promoveu publicamente os ataques contra israelenses", completa o comunicado militar.

Hasan Yusef, um dos fundadores do Hamas, passou vários anos nas prisões israelenses e foi libertado pela última vez em junho. Ele foi eleito em 2006 ao Parlamento palestino, quando estava na prisão. O Hamas afirma que Yusef sempre trabalhou para o braço político do movimento.

A prisão de Yusef ocorre em meio a uma das mais graves ondas de violência nos últimos anos entre palestinos e israelenses. Desde o começo de outubro já morreram ao menos 40 palestinos, parte deles identificados como agressores, e dez israelenses.

mapa, grafico, fluxograma… cisjordania

Endereço da página: