Folha de S. Paulo


Turquia abate drone na fronteira com a Síria após invasão do espaço aéreo

A Turquia anunciou ter abatido um drone, cuja procedência não foi identificada, que invadiu seu espaço aéreo na fronteira com a Síria nesta sexta (16). Tanto os Estados Unidos quanto os governos da Síria e da Rússia operam drones na região.

Segundo o governo de Ancara, a aeronave, não tripulada, ignorou três pedidos para que retrocedesse e foi derrubada após ter avançado três quilômetros no território turco.

Merit Macit/Xinhua
Drone, cuja procedência não foi identificada, abatido pelas Forças Armadas da Turquia
Drone, cuja procedência não foi identificada, abatido pelas Forças Armadas da Turquia

No início do mês, a Turquia protestou após a ocorrência de duas incursões aéreas russas não autorizadas no país. Em resposta, a Otan declarou que estava a postos para proteger o aliado de uma possível escalada da intervenção russa na vizinha Síria.

No entanto, Moscou nega que o drone abatido nesta sexta seja seu.

"Todos os nossos drones estão ou realizando operações ou na base", disse Andrei Kartapolov, general russo. Desde o final de setembro, a Rússia realiza ataques aéreos na Síria em favor do regime do ditador Bashar al-Assad.

Segundo Moscou, os ataques visam bases da facção terrorista Estado Islâmico. No entanto, há relatos de que opositores moderados de Assad estejam sendo os principais atingidos.

De acordo com a agência de notícias russa Interfax, o ministro da Defesa da Rússia entrou em contato direto com as Forças Armadas da Turquia para evitar novos incidentes na fronteira.

Desde 2013, a Turquia já abateu um jato militar, um helicóptero e um drone sírios após eles terem invadido o espaço aéreo do país.


Endereço da página:

Links no texto: