Folha de S. Paulo


EUA enviam 300 soldados a Camarões para apoiar combate ao Boko Haram

Os Estados Unidos estão enviando para Camarões, na oeste da África, 300 soldados e drones de vigilância para ajudar o país a combater a facção islâmica nigeriana Boko Haram.

Em uma nota ao Congresso, o presidente Barack Obama disse nesta quarta (14) que uma força avançada com cerca de 90 militares foi enviada na segunda-feira (12) para Camarões, com o consentimento do governo do país. A força contará com drones Predator para a vigilância.

As tropas realizarão "operações aérea de inteligência, vigilância e reconhecimento na região", disse Obama.

"Essas forças estão equipadas com armas com o propósito de garantir sua própria proteção e segurança e permanecerão em Camarões até que seu apoio não seja mais necessário", afirmou o presidente.

Autoridades dos EUA, falando sob a condição de anonimato, disseram que as tropas darão apoio de inteligência a uma força-tarefa multinacional que está sendo criada para lutar contra o Boko Haram. A força terá tropas da Nigéria, do Níger, de Camarões, do Chade e do Benin.

A facção Boko Haram, que quer implantar um califado islâmico no nordeste da Nigéria e recentemente se aliou ao Estado Islâmico, aumentou, no início deste ano,os ataques em países que fazem fronteira com a Nigéria, como Camarões.

No domingo, duas mulheres-bomba mataram nove pessoas na cidade de Mora, no extremo norte de Camarões, próximo à Nigéria.

As autoridades americanas disseram que os soldados norte-americanos serão enviados inicialmente à cidade de Garoua, no norte de Camarões, não muito longe da fronteira com a Nigéria.

Os Estados Unidos não têm soldados de combate na África, mas têm aumentado seu apoio aos aliados na região que lutam contra o Boko Haram.


Endereço da página: