Folha de S. Paulo


Parlamento do Irã aprova acordo nuclear com potências mundiais

O Parlamento do Irã aprovou nesta terça-feira (13) o acordo nuclear concluído com as grandes potências há três meses, o que permitirá sua aplicação, informou a imprensa oficial.

Com 161 votos a favor, 59 contrários e 13 abstenções, os parlamentares aprovaram o acordo que prevê a suspensão das sanções internacionais contra o Irã em troca do compromisso do país de não produzir armamento atômico e de reduzir o programa nuclear civil.

Infográfico: Acordo nuclear com o Irã

A votação encerra um intenso debate entre os defensores do acordo e seus críticos –os conservadores, que são maioria no Parlamento–, que consideravam que o texto favorecia mais as grandes potências do que Teerã.

Os conservadores foram obrigados a considerar que o acordo foi aceito pelo líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei.

A aprovação no Parlamento aconteceu depois que os republicanos americanos, maioria no Congresso em Washington, não conseguiram derrubar o acordo.

Desta forma, nada impede mais a aplicação do acordo por parte dos signatários: Irã, Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido, França e Alemanha.

A suspensão das sanções permitirá ao Irã estimular sua economia, enquanto as grandes potências consideram que a ameaça nuclear iraniana será reduzida, em uma região de muitos conflitos.

O acordo foi anunciado em 14 de julho em Viena, depois quase dois anos de intensas negociações.


Endereço da página:

Links no texto: