Folha de S. Paulo


Obama e Raúl Castro defendem fim do embargo a Cuba em encontro na ONU

Andrew Harnik/Associated Press
O presidente dos EUA, Barack Obama, cumprimenta o ditador de Cuba, Raúl Castro, na sede da ONU
O presidente dos EUA, Barack Obama, cumprimenta o ditador de Cuba, Raúl Castro, na sede da ONU

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o ditador de Cuba, Raúl Castro, fizeram nesta terça-feira (29) na sede da ONU seu segundo encontro desde a retomada das relações diplomáticas entre os dois países, em dezembro.

A reunião começou por volta das 10h locais (11h em Brasília) quando os dois trocaram sorrisos e apertos de mão na frente dos fotógrafos. Em seguida, os dirigentes e suas comitivas entraram na reunião a portas fechadas.

Segundo o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, Raúl Castro reiterou a Obama seus pedidos pelo fim do embargo econômico à ilha e pelo fechamento e devolução do território da base militar americana de Guantánamo.

O fim das restrições financeiras, impostas em 1962, é defendido também pelo presidente americano. Porém, a medida só pode ser derrubada pelo Congresso, dominado pelos republicanos. Os rivais de Obama são contrários às relações com a ilha comunista e tentaram impedir as medidas no Legislativo, apesar do apoio da população americana.

Para Rodríguez, as ações tomadas por Obama ainda não provocaram nenhuma diminuição das restrições impostas pelo embargo. "O ritmo do processo de normalização das relações dependerá de que a realidade do bloqueio seja substancialmente alterada pela utilização das amplas faculdades executivas do presidente dos EUA."

Em nove meses, os países reabriram as embaixadas e relaxaram restrições de viagens e econômicas. O último passo foi a facilitação feita pelos EUA para americanos que queiram visitar ou fazer negócios em Cuba.

Os dois países reabriram em julho suas embaixadas em Havana e Washington. Todas as medidas tomadas até o momento pelos Estados Unidos em relação a Cuba foram tomadas por decreto-lei, sem a interferência do Legislativo.

O primeiro encontro entre Barack Obama e Raúl Castro foi em abril, durante a Cúpula das Américas, no Panamá. Os dois ainda trocaram telefonemas, sendo o último pouco antes da visita do papa Francisco aos dois países.

ASSEMBLEIA

O encontro acontece os dois dirigentes defenderem a retomada das relações e o fim do embargo econômico em discursos na Assembleia-Geral da ONU, na segunda (28).

"Um longo e complexo processo pela normalização das relações foi iniciado, mas só será alcançado com o fim do embargo financeiro, comercial e econômico a Cuba", discursou Castro.

Obama destacou a reconciliação entre EUA e Cuba como exemplo de que uma era de entendimento no lugar de conflitos é possível.

"Por 50 anos, os EUA mantiveram uma política sobre Cuba que fracassou em melhorar a vida dos cubanos. Isso mudou. Continuamos tendo diferenças com o governo cubano e continuaremos a defender os direitos humanos, mas faremos isso por meio da diplomacia e do crescimento do comércio."


Endereço da página:

Links no texto: