Folha de S. Paulo


Tragédia ocorreu durante o Hajj, rito anual que reúne 2 milhões de fiéis

A morte de centenas de pessoas em um tumulto nesta quinta-feira (24) na Arábia Saudita representa uma tragédia em meio a um ritual sagrado para os muçulmanos.

O incidente ocorreu durante o Hajj, a peregrinação anual a Meca. A cidade é considerada o local de nascimento do profeta Maomé (570 a 632 d.C), fundador do islã.

Neste ano, o Hajj ocorre entre 22 e 26 de setembro e deve reunir 2 milhões de pessoas, mais de um terço dos turistas religiosos que viajam por ano à Arábia Saudita. Todo seguidor do islã deve comparecer ao menos uma vez na vida ao evento, realizado anualmente, desde que possua meios financeiros suficientes para tal. A cerimônia é considerada o maior encontro anual de pessoas no mundo.

A Arábia Saudita arrecadou cerca de € 8,5 bilhões no Hajj de 2014, mais da metade de sua renda com turismo religioso no mesmo ano.

Os quatro dias de peregrinação se dividem em diferentes rituais.

No primeiro dia, os devotos se acolhem em Mina, local com milhares de tendas climatizadas a cinco quilômetros da cidade sagrada de Meca.

Já no segundo dia, os peregrinos escalam o monte Arafat, onde Maomé teria dado seu último sermão.

O terceiro dia é marcado pelo ritual "Eid al-Adha", em que os religiosos apedrejam três pilastras que representam tentações do demônio. As autoridades distribuem aos peregrinos cerca de 100 milhões de pedras para esse ritual.

O Hajj é encerrado em seu quarto dia com o ritual conhecido como "tawaf", no qual os muçulmanos circulam sete vezes a Caaba, a construção mais sagrada do islã e local para onde os muçulmanos se voltam ao realizar suas orações.

Construída em formato de cubo, a Caaba fica localizada no pátio central da Grande Mesquita de Meca. Segundo a tradição bíblica, o monumento foi erguido pelos profetas Abraão e Ismael. Em um dos cantos da construção fica encravada a Pedra Negra, objeto de adoração dos religiosos.

tumulto no Hajj faz vítimasPeregrinos morreram em Mina, perto de Meca, onde dois milhões de muçulmanos cumprem a peregrinação anual do Hajj

HERANÇA COMPROMETIDA

Atualmente, a herança histórica do islamismo se encontra comprometida devido à expansão urbana de Meca. Pontos sagrados da cidade dão lugar a construções de luxo a partir dos interesses da liderança local.

A Torre do Relógio, um dos edifícios mais altos do mundo, foi afinal construída em cima de 400 sítios de interesse histórico. A casa de Khadija, primeira mulher de Maomé, virou um amontoado de banheiros. Uma filial do hotel Hilton foi erguida no local onde estava a residência de Abu Bakr, primeiro califa do islã.


Endereço da página:

Links no texto: