Folha de S. Paulo


Oposição israelense sai em defesa de escolhido para embaixada no Brasil

Nomes influentes da política israelense, tanto de direita quanto de esquerda, saíram em defesa da nomeação de Dani Dayan, 59, para ser o próximo embaixador de Israel em Brasília.

Sua indicação causou polêmica pelo fato de ser um colono e defensor ativo dos assentamentos israelenses na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.

A Folha apurou que o líder da oposição, Yitzhak Herzog, do Partido Trabalhista, telefonou na segunda-feira (21) para o embaixador do Brasil em Tel Aviv, Henrique Sardinha Pinto, para pedir que Brasília aceite Dayan, indicado pelo primeiro-ministro, Binyamin Netanyahu —que também acumula o cargo de ministro das Relações Exteriores—, em agosto e aprovado pelo gabinete no dia 6 de setembro.

'DANOSOS'

"Apoio a nomeação de Dayan, que é bom e digno para essa missão, apesar de não concordar com ele. O contato e o diálogo de elementos israelenses não oficiais com o governo do Brasil são desnecessários e danosos", disse Herzog ao jornal "Yedioth Aharonoth", se referindo ao pedido de ativistas de esquerda ao governo do Brasil para que rejeite o nome.

Rina Castelnuovo/The New York Times
Dani Dayan, the head of Israel's settler movement, visits the Eli Jewish settlement in the West Bank, May 24, 2012. Dayan has devoted the past five years to expanding the Jewish presence in those and other disputed historic places across the West Bank as chairman of the Yesha Council. (Rina Castelnuovo/The New York Times) ORG XMIT: XNYT94 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Dani Dayan, líder de movimento pró-colonos, no assentamento de Eli, na Cisjordânia

Nesta terça (22), foi a vez de o ex-ministro das Finanças e líder do partido de centro Yesh Atid (há futuro) Yair Lapid, e de o presidente do Knesset (o Parlamento), Yuli Edelstein, do partido governista Likud, ligarem para o embaixador.

"Durante a conversa, foi esclarecido ao embaixador que a nomeação de Dayan é absolutamente digna e que é preciso rejeitar veementemente as tentativas veladas e graves de frustrá-la", disse Edelstein em comunicado, enfatizando não ter sido boicotado por autoridades brasileiras mesmo sendo ele também morador de um assentamento.

A Folha apurou que um nome de alto escalão do governo israelense teria conversa marcada diretamente com a presidente Dilma Rousseff para defender a nomeação.

NOS BASTIDORES

Apesar de a indicação ainda não ter sido enviada oficialmente a Brasília, o governo brasileiro mandou mensagens veladas a Jerusalém pedindo que Netanyahu repense o nome de Dayan para o cargo. Um importante membro do Itamaraty passou o recado diretamente ao atual embaixador de Israel em Brasília, Reda Mansour, que deixa o cargo no fim de outubro.

Mas a nomeação de Dayan —ex-presidente do Conselho Yesha, que representa os 500 mil colonos israelenses na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, e morador do assentamento de Maale Shomron— se tornou discussão nacional em Israel depois que um grupo de ativistas de esquerda procurou o embaixador Sardinha para influenciar o Itamaraty a rejeitar a nomeação.

Entre eles estavam três ex-embaixadores de Israel, que alegam que Dayan é contra a criação de um Estado palestino e que o Brasil teria, então, o dever de rejeitá-lo para não compactuar com seus ideais.

"Dani Dayan não pode representar Israel junto ao governo do Brasil sem que isso signifique que o Brasil está disposto a aceitar seu ponto de vista", disse à Folha Ilan Baruch, ex-embaixador de Israel na África do Sul, um dos três ex-diplomatas.

"O Brasil, que defende a ideia de dois Estados para dois povos, deve pedir a Netanyahu que envie um embaixador profissional, não uma indicação política".

O Ministério das Relações Exteriores de Israel pode fazer até 11 nomeações políticas de embaixadores. Mas, para Baruch, Dani Dayan, que é próximo a Netanyahu, deve ser rejeitado. "Ele investiu os últimos anos da sua vida na tentativa de convencer o mundo todo de que não há espaço para o Estado palestino. Isso é antiético", disse Baruch.

Os outros ex-diplomatas críticos a Dayan são Alon Liel, também ex-embaixador de Israel na África do Sul e ex-diretor do Ministério do Exterior, e Eli Bar-Navi, ex-embaixador na França.

GOVERNO ELEITO

Contrariada, a vice-chanceler Tzipi Hotovely publicou um texto no Facebook dizendo que Dayan representa o ponto de vista de um governo eleito democraticamente.

Segundo Hotovely, "não há limites para o absurdo" de quem pensa "que colonos não podem ser embaixadores". O ministro da Defesa, Moshe Ya'alon, também defendeu a nomeação no Facebook, afirmando que os ativistas "perderam a vergonha": "Dayan é parte do campo político que foi eleito pela maioria do público para governar o Estado de Israel. A tentativa de pessoas entre nós de difamar Israel desta forma é vergonhosa, perigosa e torpe".

A parlamentar de esquerda Shelly Yachimovich, ex-líder do Partido Trabalhista, também divulgou mensagem de apoio a Dayan na internet: "Me irrita e enfurece quando, no meu campo político, age-se de maneira condenável e obscena e também, me perdoem, idiota. Têm algum problema com o fato de que se trata de homem de direita, que vive numa colônia? Façam barulho e campanha aqui em Israel. Por que correr para um governo estrangeiro? ".

O parlamentar Michael Oren, do partido de centro Kulanu e ex-embaixador de Israel nos Estados Unidos, também escreveu no Facebook: "Esses embaixadores atuam no plano internacional para isolar o Estado de Israel. Apoiam a criação de um Estado palestino sem que isso seja ligado a negociações diretas".

No Brasil, uma petição de 40 organizações de esquerda foi enviada à presidente Dilma pedindo a rejeição da nomeação de Dayan. Elas dizem que ele é um criminoso de guerra por ser colono.

Além disso, 70 parlamentares brasileiros entregaram ao atual embaixador de Israel, Reda Mansour, uma petição para que a nomeação seja revista.

Entre os parlamentares estão a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, a deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG).


Endereço da página:

Links no texto: