Folha de S. Paulo


Presidente do Iêmen retorna ao país após seis meses na Arábia Saudita

Após quase seis meses de autoexílio na Arábia Saudita, o presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour, chegou nesta terça-feira (21) à cidade portuária de Aden, no sul de seu país, segundo informações divulgadas por seu gabinete.

21.mar.2015/AFP
O presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour, em Aden, no dia 21 de março
O presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour, em Aden, no dia 21 de março

Hadi, que chegou a Aden sob forte esquema de segurança, fugiu do Iêmen, pelo mar, em março, quando rebeldes xiitas houthis entraram na cidade.

Horas depois, uma coalizão liderada pela Arábia Saudita iniciou os ataques aéreos para expulsar os houthis, que em setembro do ano passado haviam tomada Sanaa, a capital do país.

Na quarta-feira passada (16), o premiê iemenita, Khaled Bahah e outros membros do governo de Mansour, que também estavam na Arábia Saudita, já haviam retornado a Aden.

O Iêmen tem sido dilacerado por uma guerra que une houthis e forças leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh Hadi contra partidários do atual presidente, separatistas do sul e milícias sunitas.

Reuters
O premiê do Iêmen, Khaled Bahah, fala à imprensa em 17 de setembro, um dia após voltar a Aden
O premiê do Iêmen, Khaled Bahah, fala à imprensa em 17 de setembro, um dia após voltar a Aden

Um funcionário do gabinete de Hadi disse que o presidente deve ficar dois dias na cidade e que terá encontros com o conselho de ministros, autoridades locais e líderes militares e de segurança.

Autoridades de segurança dizem que o aeroporto de Aden está sob forte esquema de segurança, com veículos blindados cercando a estrutura e postos de controle ocupados por tropas iemenitas.

Funcionários do gabinete de Hadi informaram que ele irá aos EUA em poucos dias assistir às reuniões da Assembleia-Geral das Nações Unidas.


Endereço da página: