Folha de S. Paulo


Refugiados na Europa desviam rota para a Croácia após bloqueio húngaro

Um dia após a Hungria fechar parte de sua fronteira com cercas e endurecer as penas para pessoas que entrarem irregularmente em seu território, dezenas de migrantes e refugiados que tentam ir à União Europeia adotaram nesta quarta-feira (16) uma nova rota, cruzando a fronteira entre a Sérvia e a Croácia.

Em discurso no Parlamento nesta quarta, o primeiro-ministro da Croácia, Zoran Milanovic, criticou as ações restritivas da Hungria e disse que seu país "está pronto para aceitar e direcionar" o crescente fluxo de pessoas.

Em referência à cerca húngara, o premiê disse que "arames farpados no século 21 não são uma resposta, são uma ameaça". Ele afirmou que ao menos 150 pessoas entraram na Croácia desde que o país vizinho intensificou sua repressão sobre migrantes e refugiados.

HUNGRIA FECHA FRONTEIRA PARA REFUGIADOSPaís recebeu mais de 200 mil nas últimas semanas

Apesar das dificuldades para entrar na Hungria, alguns grupos conseguiram atravessar a cerca de 175 quilômetros de extensão na fronteira com a Sérvia.

Desde terça, as autoridades húngaras detiveram ao menos 519 migrantes e refugiados irregulares e abriram 46 processos criminais para puni-los.

Segundo a polícia húngara, mais de 200 mil refugiados e imigrantes entraram no país recentemente. A maior parte deles atravessou a fronteira a partir da Sérvia e, em quase todos os casos, as pessoas seguiram viagem sentido oeste.

Embora a Croácia tenha demonstrado receptividade aos imigrantes e refugiados, a travessia da fronteira do país não está isenta de perigos. A região contém campos de minas terrestres instaladas na Guerra de Independência da Croácia, entre 1991 e 1995.

Segundo as autoridades, há no país cerca de 500 quilômetros quadrados de áreas onde pode haver minas. Apenas na região de fronteira com a Sérvia, origem do novo fluxo de pessoas, há cinco áreas suspeitas. Todas estão devidamente sinalizadas.

CRISE
A Europa vive atualmente uma intensa crise migratória que põe em xeque instituições comunitárias como a livre circulação de pessoas entre os países da área de Schengen.

Segundo o Acnur (Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), mais de 411 mil pessoas atravessaram o Mediterrâneo para tentar entrar na Europa desde o início do ano.

Após desembarcar em países costeiros como Itália e Grécia, milhares de pessoas cruzam o continente para buscar asilo em países mais ricos e receptivos, como a Alemanha, que prevê receber até 1 milhão de pessoas em 2015.

Na fronteira húngara, um refugiado de origem síria disse através da cerca a uma policial: "Por favor, deixe-me ir. A [chanceler Angela] Merkel nos deu OK para irmos à Alemanha, porque a Hungria diz não?"


Endereço da página:

Links no texto: