Folha de S. Paulo


Queda de guindaste sobre Grande Mesquita de Meca mata ao menos 107

Ao menos 107 pessoas morreram e 238 ficaram feridas nesta sexta-feira (11) após um guindaste desabar em uma área da Grande Mesquita de Meca, na Arábia Saudita.

O acidente acontece duas semanas antes do Hajj, a grande peregrinação anual que reúne fiéis muçulmanos de todo o mundo na cidade, a mais importante do mundo islâmico.

Efe
Guindaste que caiu dentro da grande mesquita de Meca, na Arábia Saudita
Guindaste que caiu dentro da grande mesquita de Meca, na Arábia Saudita

Imagens publicadas nas redes sociais mostravam o local em que o guindaste caiu com vários corpos ensanguentados pelo chão.

Vídeos colocados no YouTube exibiam pessoas gritando e correndo de maneira caótica de um lado para outro após a queda da enorme estrutura metálica sobre o teto de uma área da mesquita.

Ativistas criaram uma hashtag na rede social Twitter para pedir aos moradores de Meca que doem sangue nos hospitais da região.

Onde fica Meca

TEMPESTADE

Ahmed ben Mohammad al-Mansuri, um porta-voz das mesquitas de Meca e de Medina, disse à agência de notícias saudita SPA que parte da estrutura desabou às 17h10 no horário local (11h10 no horário de Brasília) "devido aos ventos e chuvas fortes".

Abdel Aziz Naqur, que trabalha na mesquita, confirmou a informação à agência francesa AFP, dizendo que o guindaste desabou durante uma tempestade.

Ali Al Qarni /Reuters
Imagem aérea mostra a Grande Mesquita de Meca à noite
Imagem aérea mostra a Grande Mesquita de Meca à noite

"Se não fosse a ponte Al Tawaf, o número de feridos e de mortos teria sido muito maior", afirmou, referindo-se a uma passarela que circunda a Caaba –que fica no centro da mesquita– e amorteceu a queda.

Editoria de Arte/Folhapress

O governador da região de Meca, o príncipe Khaled al-Faisal, ordenou uma investigação sobre os motivos da queda do guindaste. A sexta-feira é o dia de oração para os muçulmanos, e a Grande Mesquita de Meca estava repleta de fiéis e de peregrinos.

Segundo a agência SPA, cerca de 800 mil peregrinos estavam na cidade nesta sexta-feira. A Grande Mesquita abriga em seu pátio a Caaba, uma enorme estrutura negra em forma de cubo em torno da qual os muçulmanos devem se curvar para orar.

As autoridades responsáveis pela mesquita estão realizando uma grande obra para expandir a área de cerca de 400 mil metros quadrados. O objetivo é poder receber até 2,2 milhões de pessoas. Com as obras, a mesquita está há anos rodeada por imensos e inúmeros guindastes e outros equipamentos.

A Arábia Saudita também tem investido bilhões em transporte público para facilitar o acesso a Meca. Em janeiro de 2006, 364 peregrinos morreram pisoteados durante um pânico na mesquita. Em 2004, um outro tumulto deixou 251 pessoas mortas. Em 1990, 1.426 morreram (a maioria asfixiados) em um túnel.

O Hajj, ou peregrinação a Meca, que deve começar no próximo dia 20 ou 21, é um dos cinco pilares do islã –os outros quatro são a profissão de fé (Shahada), as orações (Salat), o jejum (Sawm) e a esmola (Zakat).


Endereço da página: