Folha de S. Paulo


Rainha Elizabeth 2ª bate recorde de permanência no trono britânico

Vídeo

A rainha Elizabeth 2ª já é oficialmente a monarca mais longeva na história da Coroa britânica com 63 anos e 217 dias de trono, superando a tataravó Vitória (1819-1901). O recorde foi batido oficialmente depois das 17h30 (13h30, horário de Brasília) desta quarta-feira (9).

Em um breve discurso na inauguração de uma linha de trem na Escócia, a rainha afirmou que nunca aspirou chegar ao dia de hoje.

"Inevitavelmente, uma vida longa passa por muitos marcos, e a minha não é exceção", afirmou.

"Somos muito gratos pela recepção calorosa nessa ocasião. Muitos, incluindo você, primeira-ministra (da Escócia, Nicola Sturgeon), deram um outro significado ao dia de hoje, embora seja algo que eu nunca tenha aspirado", ressaltou a rainha, agradecendo ainda todas as mensagens recebidas.

Ao contrário do jubileu de diamante, em 2012, a rainha optou por não realizar uma celebração oficial pelo recorde. Está previsto apenas um jantar em família no seu castelo de Balmoral. Em tempos de austeridade fiscal do governo, a família real tenta demonstrar sintonia com o aperto no bolso dos súditos.

Mesmo assim, exibições e celebrações paralelas têm lembrado a marca pelo Reino Unido, como uma homenagem de barcos da marinha britânica no Tâmisa nesta quarta. O primeiro-ministro David Cameron celebrou a data, destacando a "estabilidade" do reinado de Elizabeth 2ª no período pós-Segunda Guerra Mundial. Outros políticos britânicos fizeram o mesmo no Parlamento.

Infográfico: A rainha brit pop

A presença na inauguração de uma linha de trem teria sido uma escolha para mostrar que mantém suas atividades de dever ao povo.

No cálculo do Palácio de Buckingham, Vitória foi rainha por 23.226 dias, 16 horas e 23 minutos. A conta é feita a partir do dia da morte do monarca anterior e não da data de coroação.

Elizabeth 2ª assumiu em 6 de fevereiro de 1952, após a morte do pai George 6º, mas recebeu a coroa em 2 junho do ano seguinte.

Ela atinge a marca com a popularidade em alta, sem sinais de que abdicará para o filho Charles, e com monarquia blindada de qualquer risco de ser abolida.

Para o doutor Matthew Glencross, especialista do King´s College de Londres em história da monarquia britânica, o principal desafio de Elizabeth 2ª foi manter a Coroa representativa, como sinônimo de estabilidade política, apesar de transformações no mundo desde 1952.

"Ela viu de tudo: uma guerra mundial, um governo de coalizão, a criação do mercado comum europeu. Isso mostra que a monarquia ainda pode funcionar no século 21 como uma instituição relevante, apesar das mudanças", diz.

Ele avalia que o gesto dela de abrir mão de celebrar o recorde tem, essencialmente, uma questão financeira como pano de fundo, para evitar exposição.


Endereço da página:

Links no texto: