Folha de S. Paulo


Migrantes na entrada do Eurotúnel provocam caos ferroviário

A tentativa de entrada de imigrantes no túnel sob o canal da Mancha interrompeu na noite desta terça-feira (1º) o tráfego de trens da França para a Inglaterra. Centenas de passageiros foram obrigados a passar a noite em uma estação.

O tráfego nas vias do Eurostar foi interrompido entre 22h30 e 1h30 (17h30 e 20h30 em Brasília), depois de uma varredura da polícia francesa por mais invasores. As viagens, no entanto, só foram normalizadas pela manhã.

Denis Charlet/AFP
Passageiros lotam estação ferroviária Calais-Frethun, no norte da França, após entrada de migrantes em vias do Eurotúnel paralisar trens
Passageiros lotam Calais-Frethun após entrada de migrantes em vias do Eurotúnel paralisar trens

Em nota, a concessionária informou que duas composições voltaram às cidades de origem, três saíram atrasadas e uma ficou presa em Calais. A estação da cidade fica a 5 km da entrada do túnel, área onde ocorrem as tentativas de invasão.

Os passageiros do trem disseram que pessoas tentavam subir no teto dos vagões. Eles reclamam que não receberam comida nem hospedagem da companhia até de manhã, quando seguiram viagem para a Inglaterra.

"Ficamos quase quatro horas ao lado do túnel. Vimos policiais passando correndo pelo trem", disse Clothilde, francesa de 23 anos que mora em Londres, em entrevista à agência de notícias AFP.

Viajantes também reclamaram de ter ficado por horas sem iluminação e ar-condicionado depois que a energia foi cortada para que a polícia agisse.

Outros passageiros afirmaram nas redes sociais ter visto imigrantes tentando subir na composição. A Eurostar afirma que os invasores danificaram os equipamentos de incêndio, motivo pelo qual o trem foi levado à estação de Calais.

A concessionária opera os trens de passageiros entre Paris e Londres e entre a capital britânica em Bruxelas, passando pelo Eurotúnel. A administradora do túnel informou que, apesar da intrusão, o tráfego na passagem não foi prejudicado.

PASSAGEM

Cerca de 3.000 migrantes, provenientes principalmente da África, estão presentes em Calais e arredores com a intenção de chegar à Inglaterra. A intenção é conseguir uma vida melhor em território britânico.

No início da semana, imigrantes tentaram entrar em caminhões que seriam embarcados em trens para cruzar o Eurotúnel e até em carros particulares de turistas que esperavam para entrar em barcaças no porto de Calais.

A interrupção do transporte na França aconteceu ao mesmo tempo em que as autoridades da Hungria impediram o acesso de imigrantes aos trens na estação de Budapeste. A ação provocou protestos, principalmente de refugiados sírios.

Em entrevista nesta quarta, o ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, prometeu processar e prender as pessoas que tentarem atravessar a área de segurança do Eurotúnel. "Nossa intenção é reduzir o número de invasões a zero."

Segundo o ministro, nove pessoas morreram neste ano tentando cruzar o túnel.


Endereço da página: