Folha de S. Paulo


Polícia detém na Hungria supostos traficantes do caminhão com 71 corpos

A polícia da Hungria deteve nesta sexta-feira (28) ao menos três pessoas supostamente envolvidas com caminhão-frigorífico abandonado no leste da Áustria com 71 corpos de imigrantes, informaram as autoridades.

Áustria e Hungria, que trabalham juntos no caso, forneceram informações divergentes sobre o caso. Segundo a polícia austríaca, foram detidos três suspeitos, sendo dois búlgaros e um húngaro. Por sua vez, a polícia húngara diz que há quatro detidos, sendo um afegão. três búlgaros, um deles sendo dono do caminhão, de placa húngara.

As autoridades também vasculharam casas e interrogaram cerca de 20 testemunhas.

Dieter Nagl/AFP
Forensic officers stand in front of a truck inside which where found a large number of dead migrants on a motorway near Neusiedl am See, Austria, on August 27, 2015. The vehicle, which contained between 20 and 50 bodies, was found on a parking strip off the highway in Burgenland state, police spokesman Hans Peter Doskozil said at a press conference with Interior Minister Johanna Mikl-Leitner. AFP PHOTO / DIETER NAGL ORG XMIT: agz1463
Peritos em frente a caminhão abandonado com corpos de imigrantes na Áustria

Segundo as autoridades, o veículo partiu de Budapeste, na Hungria, na madrugada de quarta (26) e chegou à fronteira com a Áustria às 9h locais (4h em Brasília). O caminhão então transitou pela Áustria e foi abandonado na rodovia A4 a 40 quilômetros de Viena, sendo encontrado pela polícia na madrugada de quinta.

Segundo os dados divulgados, os corpos são de 59 homens, oito mulheres e quatro crianças –uma garota com cerca de dois anos e três garotos com entre 8 e dez–, e todos, aparentemente, morreram sufocados dentro do veículo.

Ao serem encontrados, os corpos estavam em estado parcial de decomposição. Inicialmente haviam sido estimados entre 20 e 50 corpos.

A descoberta dos corpos ocorreu no momento em que uma reunião extraordinária ocorria em Viena para discutir soluções à situação que se agravou nos Bálcãs nos últimos dias.

A chanceler alemã, Angela Merkel, presente à reunião em Viena, declarou estar "profundamente chocada". "Isso nos faz lembrar que precisamos enfrentar rapidamente a questão imigratória, dentro de um espírito europeu, de solidariedade."

A decisão da líder alemã de comparecer ao debate na Áustria ocorre em meio a uma crise interna em seu país envolvendo grupos de extrema-direita hostis a refugiados.

Merkel tem reagido com o discurso de que não vai tolerar xenofobia diante do fato de que a Alemanha espera receber 800 mil pedidos de asilo neste ano, mais do que qualquer outro país europeu.

O chanceler austríaco, Werner Faymann, afirmou que os corpos no caminhão reforçam a necessidade de uma saída urgente para conter o fluxo diário de imigrantes para a União Europeia, e a ministra do interior, Johana Mikl-Leitner, prometeu intensificar o combate a traficantes de pessoas na região. "São criminosos", disse.

ROTAS MIGRATÓRIASEuropa recebeu mais de 300 mil imigrantes desde o início do ano, segundo Acnur

Endereço da página:

Links no texto: