Folha de S. Paulo


'Demolidores podem vir a qualquer hora', diz deportada da Venezuela

Samy Adghirni/Folhapress
Casa marcada com a letra D, de demolição, está fechada em San Antonio del Táchira, na Venezuela
Casa marcada com a letra D, de demolição, está fechada em San Antonio del Táchira, na Venezuela

Dezenas de barracos em Pequeña Barinas, favela do município de San Antonio del Táchira, que costeia a fronteira com a Colômbia, têm a letra "D" pintada na fachada principal.

É assim que o governo chavista marcou, nos últimos dias, as casas de imigrantes colombianos que serão demolidas nos próximos dias sob pretexto de abrigarem contrabandistas e paramilitares. Outras casas foram marcadas com a letra "R", de revisada. Significa que não serão destruídas —por enquanto.

Samy Adghirni/Folhapress
Colombianos deixam suas casas na favela de Pequeña Barinas, em San Antonio del Táchira
Colombianos deixam suas casas na favela de Pequeña Barinas, em San Antonio del Táchira

A operação é parte de um pacote de medidas drásticas anunciadas na semana passada pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em resposta a um ataque atribuído a milicianos colombianos que feriu três soldados venezuelanos na fronteira.

Maduro ordenou o fechamento de vários postos de passagem entre os dois países, decretou estado de exceção na região e enviou 1.500 soldados para conduzir uma operação que parece destinada a semear terror e pânico entre a comunidade colombiana instalada na área há anos.

Segundo o Serviço de Migrações da Colômbia, 1.126 colombianos foram arrancados de suas casas e deportados até a tarde de terça (25). Os que escaparam da expulsão estão saindo por conta própria, em virtude de uma pressão que consideram insuportável.

Dezenas de policiais e militares circularam nesta quarta-feira pelas ruas empoeiradas de Pequeña Barinas, onde a Folha viu até um blindado de guerra patrulhando a área.

Funcionários civis do governo iam de porta em porta para fazer um balanço de quem continuava no local após o início das operações. Num dos barracos marcados com o "D" de demolição vive a dona de casa Uneida Gelvez, 64, com filhas e netas.

Uneida já despachou para o lado colombiano, situado na outra margem de um córrego situado a menos de um quilômetro, alguns pertences. O mais difícil, diz, é achar quem carregue fogão e geladeira, única mobília do casebre sem divisória nem água encanada.

"Os soldados venezuelanos vieram, controlaram meus documentos e marcaram o D. Eles podem vir a qualquer momento com as escavadeiras", diz Uneida, com a voz embargada.

Uma de suas filhas, Marisa, foi deportada no último domingo, deixando para trás uma criança de três anos, que brincava na rua sem asfalto em frente ao barraco no momento da entrevista.

"Minha neta é venezuelana, então resolvemos que ela ficaria aqui comigo até decidirmos o que fazer. Mas acho que vamos embora", diz a dona de casa.

Neyssa, outra filha de Uneida, tem status de refugiada, como milhares de colombianos fugidos da guerra entre governo e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), mas planeja ir embora nos próximos dias para não ser deportada.

Fronteira Colômbia X Venezuela

"Quem é deportado não pode voltar à Venezuela nunca mais. Se eu sair por decisão própria, poderei alimentar o sonho de voltar algum dia", afirma Neyssa, ecoando o sentimento de muitos colombianos, que preferem morar na Venezuela por causa da economia subsidiada.

Muitos dos que tiveram a casa marcada para ser demolida estão atarefados desmontando-as com as próprias mãos para aproveitar tijolos, madeira e estrutura metálica. "É a única maneira de diminuir o prejuízo", diz Diego Sanchez, 21.

Com ar inexpressivo, ele terminava de desmontar a estrutura do barraco onde vivia com a família. A maior parte da parafernália de madeira e ferro já foi levada para a Colômbia.

Desde terça-feira (25), autoridades venezuelanas têm feito vista grossa para o movimento de colombianos expulsos que voltam para buscar seus pertences.

Outro a sair às pressas da Venezuela é Eduardo Molina, 41, que carregava pertences pessoais nas costas na manhã desta quarta-feira.

"Soldados entraram na minha casa e me jogaram no chão. Eu tenho visto de residente, moro aqui há 17 anos. Este governo não tem o menor respeito pela gente", disse, ao lado das cinco filhas, que ajudavam a carregar as tralhas.

BANDEIRAS

Para marcar a diferença em relação aos vizinhos estrangeiros, muitas famílias de Pequeña Barinas cravaram bandeiras da Venezuela na porta de casa.

"Sou venezuelana, não tenho nada a ver com isso, já vou lhe mostrar meus documentos", disse uma assustada senhora ao pensar que o repórter fosse um agente do governo de Caracas.

O venezuelano Pablo Rivera, 21, teve a casa marcada com o "R" de revisada, mas, mesmo assim, continuava assustado. "Você acha que minha casinha ficará mais protegida se eu colocar uma bandeira?", perguntou.

Ser cidadão da Venezuela e cravar uma bandeira nacional não foi suficiente para evitar que a casa de David Lucho, 41, fosse marcada com a letra D. "Foi tão difícil construir minha casinha. Terei de morar na rua", afirmou, olhos marejados.

O governo venezuelano diz que todas as casas marcadas pertencem a imigrantes clandestinos ou pessoas com atividades ilegais.

Boa parte dos colombianos ouvidos pela Folha admitiu, sob condição de anonimato, que praticavam "comércio" na fronteira (contrabando), mas ressaltaram que toda a economia na área é movida pelo vai e vem de mercadorias e pessoas.

Entre as poucas residências já derrubadas encontra-se uma que, segundo moradores, era um prostíbulo. Mas testemunhas também dizem que os maiores clientes eram militares venezuelanos.


Endereço da página:

Links no texto: