Folha de S. Paulo


Manifestantes de extrema direita vaiam Merkel em visita a refugiados

Após ser hostilizada por grupos de extrema direita, Angela Merkel prometeu uma política de tolerância zero contra ataques a estrangeiros refugiados no país.

Nesta quarta (26), a chanceler alemã foi recebida em um evento com vaias, buzinaço e placas onde se lia "Traidora" e "A imprensa mente" por grupos de extrema-direita contrários à recepção de estrangeiros pelo país.

Merkel viajou a Heidenau, uma pequena cidade próxima à fronteira com a República Tcheca, para expressar apoio a refugiados após demonstrações violentas de grupos neonazistas no local ao longo do fim de semana.

Dezenas de policiais ficaram feridos por coquetéis molotov nos protestos, que tentavam bloquear a passagem de imigrantes que requisitavam asilo a um abrigo improvisado em uma loja abandonada da cidade.

Axel Schmidt/Reuters
People hold a placard reading
Manifestantes recebem Angela Merkel com cartaz escrito "traidora" em Heidenau

"É vergonhoso e repulsivo o que vivenciamos aqui", disse a chanceler, em relação aos distúrbios do fim de semana. "Precisamos usar toda a nossa força para deixar claro que não vamos tolerar aqueles que colocam a dignidade dos outros em questão. Não haverá tolerância àqueles que não estão preparados para ajudar quando necessário", afirmou.

Antes de fazer o discurso, Merkel se encontrou com funcionários de associações humanitárias e com alguns dos 560 imigrantes que foram alvos dos protestos.

A Alemanha tem enfrentado dificuldades para providenciar moradias adequadas para os milhares de imigrantes em busca de asilo que chegam ao país. Estima-se que o total de refugiados em 2015 chegue a 800 mil —quatro vezes mais do que no ano anterior.

Uma parcela da população alemã, identificada com grupos neonazistas e de extrema direita, tem se oposto à chegada e ao estabelecimento de estrangeiros, mesmo em abrigos precários. O país registrou 202ataques contra imigrantes. desde o início do ano

Tobias Schwarz/AFP
German Chancellor Angela Merkel (L) leaves with Saxony's State Premier Stanislaw Tillich (R) after a visit to a shelter for asylum-seekers in Heidenau, eastern Germany on August 26, 2015. Merkel visits the refugee centre hit by violent far-right protests, a day after Berlin said it had eased some asylum rules as thousands more migrants pour into Europe seeking refuge. AFP PHOTO / TOBIAS SCHWARZ ORG XMIT: BER088
Merkel visita abrigo de imigrantes em Heidenau, no leste da Alemanha

Endereço da página:

Links no texto: