Folha de S. Paulo


Macedônia desiste de conter imigrantes e milhares chegam à Sérvia

Entre 6.000 e 8.000 refugiados procedentes da Macedônia chegaram nas últimas 24 horas à cidade de Presevo, no sul da Sérvia, informou neste domingo um representante da Cruz Vermelha, Ahmet Hallimi, à agência de notícias sérvia Beta.

O fluxo ocorre depois de a Macedônia desistir das tentativas de conter à força o fluxo de pessoas, a maioria refugiadas sírias. Na sexta, a polícia da Macedônia chegou a usar bombas de gás lacrimogênio e efeito moral contra os imigrantes para impedir que cruzassem a fronteira com a Grécia. No sábado (22), milhares romperam a barreira.

Em uma aldeia próxima a Presevo, Miratovac, outros 5.000 esperam uma oportunidade de entrar na Sérvia. Hoje, eles receberam a visita do ministro da Defesa da Sérvia, Bratislav Gasic, que previu que a movimentação continuará nos próximos dias.

"Fomos obrigados a criar aqui em Miratovac um novo centro de recepção de refugiados, além do de Presevo. Aqui já há mais de 5.000 pessoas. Estimamos que os próximos dias os refugiados cheguem com igual intensidade", avaliou Gasic.

Onde fica a Macedônia

A Macedônia preparou ônibus e trens para levá-los ao norte depois de dias de distúrbios causados pelo fechamento da sua fronteira ao sul por forças de segurança.

Longas filas se formavam neste domingo, e imigrantes do Oriente Médio, África e Ásia esperavam pelos documentos para legalizar a sua viagem através da Sérvia, para depois cruzar a pé para a Hungria e para a zona sem fronteira Schengen da Europa.

O trecho é apenas uma parte da jornada dos refugiados, a maior parte deles sírios, que percorrem o chamado corredor balcânico da Turquia através da Grécia, Macedônia e Hungria, a porta de entrada para a União Europeia.

O fluxo é intenso, e a Grécia transportou de barco refugiados das ilhas lotadas para o continente. Um recorde de 50 mil pessoas chegou ao território grego pelo mar da Turquia só em julho.

A imprensa sérvia aponta, no entanto, que, nas passagens de Bogorodica e Djevdjelija, na fronteira com a Macedônia, já não há uma grande aglomeração de refugiados como ocorria nos últimos dias. As autoridades do país vizinho permitiram a entrada dos imigrantes na Sérvia, que organizou melhor o transporte para que eles seguissem viagem rumo ao norte da Europa.

"A grande maioria dos refugiados tem a intenção de só passar pela Sérvia. Seus destinos são a Alemanha e a Suécia, sobretudo, segundo afirmam, onde eles já têm suas comunidades, parentes e amigos", explicou o porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Mirjana Milenkovski.

Tanto a Cruz Vermelha como a Acnur fornecem alimentos, água e remédios aos imigrantes, mas não o transporte dentro do país.

Os refugiados que chegam à Sérvia tentam, por enquanto, viajar à Hungria, que está construindo um muro ao longo da fronteira para tentar impedir a passagem dos imigrantes.


Endereço da página:

Links no texto: