Folha de S. Paulo


Coreia do Sul acusa Norte de movimentar submarinos

A Coreia do Sul acusou a vizinha do norte de movimentar mais de 50 submarinos militares em meio às conversas de representantes de ambos países para amenizar o maior período de tensão na fronteira em anos.

Um oficial das Forças Armadas sul-coreanas disse à agência local Yonhap que "70% dos submarinos da Coreia do Norte, cujo número total se estima em 70, partiram de suas bases sem que se possa confirmar sua localização".

A fonte também assegurou que o regime norte-coreano de Kim Jong-un duplicou o número de tropas de artilharia na fronteira e estas se encontram preparadas para o combate.

Por sua vez, Seul ordenou neste domingo a volta antes do previsto de seis de seus aviões de combate que estavam participando do exercício Red Flag, no Alasca, cujo objetivo é formar os pilotos dos Estados Unidos, da Otan e de outras nações aliadas para situações reais de combate.

Os F-16 tinham seu retorno inicialmente programado para o final da próxima semana.

As duas Coreias se viram envolvidas em um grave episódio de tensão militar desde quinta-feira (20), dia em que Norte e Sul trocaram disparos de artilharia na fronteira.

Após o fato Pyongyang lançou várias ameaças a Seul, e ambas partes mantêm preparadas suas tropas e equipes militares para um possível combate.

Em plena tensão, altos funcionários de ambos governos realizaram ontem uma reunião na Aldeia da Trégua de Panmunjom para tentar buscar uma solução à crise.

Após não chegar a um acordo nesta madrugada, a reunião foi retomada neste domingo.

Norte e Sul permanecem tecnicamente enfrentados desde a Guerra da Coreia (1950-53), que finalizou com um armistício nunca substituído por um tratado de paz definitivo. EFE


Endereço da página: