Folha de S. Paulo


Coreia do Norte retalia alto-falantes na fronteira e Seul responde com mísseis

A Coreia do Sul afirmou nesta quinta-feira (20) ter disparado dezenas de projéteis em direção à fronteira com a Coreia do Norte em resposta a um suposto ataque com foguete feito por Pyongyang contra uma base militar, anunciou o Ministério da Defesa sul-coreano.

Suspeita-se que o alvo do foguete norte-coreano seja um dos alto-faltantes que emitem mensagens contra a Coreia do Norte. Desativados por 11 anos, esses equipamentos foram reativados recentemente após trocas de acusações entre os dois países sobre a instalação indevida de minas terrestres em uma região desmilitarizada na fronteira.

Ed Jones - 20.mai.2015/AFP
(FILES) In file photo taken on May 20, 2015 a South Korean tank of the 8th Mechanized Infantry Division takes part in a live-fire exercise at a training ground in Cheorwon, near the demilitarized zone (DMZ). South Korea on August 20, 2015 fired dozens of shells across the border into North Korea in retaliation for an apparent North Korean rocket attack, Seoul's defence ministry said. AFP PHOTO / FILES / Ed Jones ORG XMIT: EJJ291
Tanque sul-coreano participa de exercício militar próximo à fronteira com a Coreia do Norte

A Coreia do Norte não revidou contra a bateria de projéteis lançada por Seul nesta quinta, mas ameaçou em uma mensagem que tomaria outras ações militares em 48 horas caso os alto-falantes não sejam desativados, segundo o Ministério da Defesa sul-coreano.

Não há informações sobre os danos provocados pela troca de artilharia. A Coreia do Sul orientou que moradores de vária localidades próximas à fronteira deixassem suas casas e se dirigissem para refúgios.

Trocas de artilharia na fronteira entre os dois países vizinhos ocorreram diversas vezes nos últimos anos.

As hostilidades entre os dois países ocorrem desde a Guerra da Coreia, que terminou em 1953 com um armistício, não um tratado de paz. Tecnicamente, a península da Coreia vive até hoje em estado de guerra.


Endereço da página:

Links no texto: