Folha de S. Paulo


Maduro fecha fronteira com a Colômbia após ataque de contrabandistas

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou na madrugada desta quinta-feira (20) o fechamento da fronteira com a Colômbia por 72 horas depois que três membros da força armada venezuelana e um civil ficaram feridos em um confronto com supostos contrabandistas.

"Dei instruções de fechar a fronteira com a Colômbia em San Antonio del Táchira e em Ureña de maneira imediata por 72 horas", anunciou o presidente venezuelano em um contato telefônico com o programa de televisão do presidente do parlamento, Diosdado Cabello.

Maduro também disse que deu instruções ao ministro do Interior, Gustavo González López, e ao ministro da Defesa, Vladimir Padriño, para executar na região um esquema especial de segurança que o governo venezuelano chama de Operação de Libertação do Povo (OLP).

O ataque ocorreu aproximadamente às 16h30 locais (18h de Brasília) da quarta-feira, quando os militares interceptaram um suposto grupo de contrabandistas que tinha "uma carga de mercadorias pronta para levar à Colômbia", segundo informou à televisão estatal VTV o governador de Táchira, José Vielma Mora.

Os militares e o civil apresentam ferimentos "de gravidade", provocados por armas longas, e estão sendo atendidos no Hospital Militar de Táchira, acrescentou Maduro.

O chefe de Estado venezuelano garantiu que os responsáveis pelo ataque "estão sendo procurados até debaixo das pedras" pelas autoridades venezuelanas.

Os dois países compartilham uma fronteira de 2.219 quilômetros na qual existe uma forte atividade de contrabando de todo tipo de produtos, sobretudo da Venezuela rumo à Colômbia, devido à grande diferença de preços entre ambos que deixa amplas margens de lucro, principalmente no caso do combustível.


Endereço da página: