Folha de S. Paulo


Acordo nuclear deixa Irã inspecionar seu próprio complexo, diz agência

Um acordo com a ONU vai autorizar o Irã a usar seus próprios técnicos para inspecionar um complexo militar supostamente utilizado para desenvolver armas nucleares, segundo a agência Associated Press.

A revelação, se confirmada, deve servir de argumento para o governo israelense e a oposição republicana aos EUA contra o acordo nuclear costurado pelo país com o Irã, semanas antes da votação do projeto pelo Congresso em Washington.

O local em questão é o complexo de Parchin, no norte do Irã, um dos locais onde, suspeita-se, estejam sendo desenvolvidas armas como parte de um programa nuclear nacional. O Irã afirma que o programa possui fins estritamente pacíficos.

Reuters
A satellite image released by U.S.-based Institute for Science and International Security (ISIS) shows the status of the site at the Parchin military complex that has been linked to high explosive work related to the development of nuclear weapons in Iran in this July 19, 2015 photo released on August 6, 2015. A U.S. think tank said Iran might be cleaning up its Parchin military site, where some countries suspect experiments may have taken place in a possible atomic weapons programme, but Iran denied this on Thursday. REUTERS/Airbus-ISIS/Handout NO SALES. NO ARCHIVES. FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY. IT IS DISTRIBUTED, EXACTLY AS RECEIVED BY REUTERS, AS A SERVICE TO CLIENTS. NO COMMERCIAL USE. ORG XMIT: TOR343
Imagem de satélite de entidade americana mostra complexo de Parchin, no Irã

Até o momento, todas as inspeções internacionais às instalações de pesquisa nuclear iranianas foram realizadas pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da ONU.

Segundo a Associated Press, o acordo sobre Parchin foi firmado de forma paralela entre o Irã e a AIEA, que não foi assinado pelos EUA e as outras cinco potências que redigiram o documento principal, mas que foi endossado como parte do pacote.

Irã

Sem divulgar seu conteúdo, a administração Obama descreveu o documento como um acordo técnico rotineiro entre Teerã e a AIEA sobre as particularidades da inspeção.

Todos os países-membros da AIEA são obrigados a reportar à agência detalhes de seu programa nuclear. Alguns países não precisam se submeter a inspeções, mas apenas fornecer um relatório sobre o material nuclear que possuem. O Irã, porém, apontado como suspeito de querer desenvolver uma bomba pela comunidade internacional, é alvo de um escrutínio mais rigoroso.

O documento obtido pela Associated Press, porém, diferiria do procedimento usual pela AIEA ceder sua autoridade sobre a inspeção a Teerã, permitindo que o país envie seus próprios técnicos para procurar evidências de fins bélicos no programa desenvolvido em Parchin.

A Casa Branca tem negado rumores de que exista um arranjo paralelo que favoreça o Irã no acordo nuclear assinado com as potências ocidentais.

Usina do complexo de Parchin


Endereço da página:

Links no texto: