Folha de S. Paulo


Grécia recebeu mais refugiados em julho do que em 2014, diz Acnur

O número de imigrantes recebido pela Grécia apenas em julho de 2015 supera o total recebido ao longo de todo o ano de 2014, segundo dados da Acnur, a agência da ONU para refugiados, divulgou nesta terça (18).

Os dados evidenciam uma escalada da crise migratória pela qual o país, que já sofre com problemas econômicos, tem passado recentemente.

De acordo com a Acnur, a Grécia recebeu 50.242 refugiados no total —foram cerca de 43,5 mil durante todo o ano de 2014. Foram 160.172 contabilizados pela agência, no total, desde o início deste ano. Destes, 1.716 chegaram pela fronteira por terra com a Turquia, enquanto o restante utilizou a via marítima, a partir também do território turco.

A ilha de Kos, a apenas 4 km do litoral turco, é uma das principais portas de entrada de imigrantes e tem sido um dos principais focos de crise humanitária. Recentemente, a polícia recolheu centenas de imigrantes que acampavam na ilha e, por falta de espaço, os deteve em um estádio de futebol.

Segundo informou o porta-voz da agência, William Spindler, na segunda semana de agosto, 82% do contingente de imigrantes que chegaram à Grécia, ou cerca de 17 mil, eram sírios. Outros 14% eram afegãos, e 3%, iraquianos. "Isso confirma que a maioria absoluta dos recém-chegados são candidatos ao status de refugiados", afirmou Spindler, em Genebra.

A Acnur defendeu, em nota, uma resposta "de toda a Europa" para lidar com a crise.

"A infra-estrutura de recepção, serviços e procedimentos de registro, tanto nas ilhas quanto na porção continental [da Grécia], precisa ser reforçada urgentemente. Estamos recomendando às autoridades gregas a designar um único órgão para coordenar uma resposta emergencial e articular um mecanismo de assistência humanitária adequado. Países europeus deveriam apoiar a Grécia nesses esforços", disse Spindler.

Desde o início de 2015, a Acnur estima que 264,5 mil imigrantes tenham cruzado o Mediterrâneo para chegar ao continente europeu. Destes, além da Grécia, a Itália recebeu 104 mil, enquanto 1.953 se dirigiram à Espanha, e 94, a Malta.

Principais portas de entrada de imigrantes


Endereço da página:

Links no texto: