Folha de S. Paulo


Sindicatos e indígenas fazem greve nacional contra presidente no Equador

Uma greve geral em protesto contra recentes medidas aprovadas pelo presidente do Equador, Rafael Correa, terminou, nesta quinta (13), com confrontos entre a polícia e manifestantes em Quito e em Guayaquil, a maior cidade do país.

Segundo o governo, ao menos 12 policiais se feriram. Fotos publicadas pelo jornal "El Universo" também mostram manifestantes feridos.

A paralisação foi organizada por grupos sindicais de oposição, entidades indígenas e outros movimentos sociais, que, após um dia de bloqueios nas principais ruas e avenidas da capital, se reuniram no centro da cidade para marchar rumo à praça Grande, onde fica o palácio presidencial.

Diante da barreira policial perto do Palácio Carondelet, sede do Executivo, manifestantes atiraram pedras, paus e coquetéis molotov.

Os policiais responderam com cassetetes e bombas de gás lacrimogêneo. Até a conclusão desta edição, não havia números sobre detidos.

O governo temia um novo cerco a prédios estatais, como o feito por policiais em greve de 2010, quando Correa ficou cercado em um hospital de Quito. Para conseguir sair, teve que decretar estado de exceção e precisou ser retirado do local pelas Forças Armadas.

Desta vez, os manifestantes foram parados a duas quadras de distância e a praça foi ocupada apenas por integrantes de uma marcha em apoio ao governo.

"Uniram-se tantos quanto foram possíveis e não conseguiram absolutamente nada", disse Correa, da sacada do palácio à multidão de apoiadores. "Alguém pode me explicar por que se levantam? Não têm legitimidade para fazê-lo. Só lhes resta a violência."

Correa descartou o diálogo com os manifestantes dizendo que não se submeteria à "chantagem". "Não se sabe se é para rir ou chorar, porque são tão ridículos", afirmou.

Em Guayaquil, manifestantes colocaram fogo em pneus e atiraram garrafas nos policiais, que revidaram com bombas de gás.

BLOQUEIOS

Os bloqueios das ruas pelos grevistas começaram na madrugada, dentro das duas cidades. Horas depois, já atingiam diversas estradas e as vias de acesso a Quito.

Na estrada Panamericana, que liga a capital ao sul do país, camponeses e indígenas entraram em confronto com a polícia quando o ministro do Interior, José Serrano, chegou ao local para tentar conseguir a liberação.

Guayaquil

Bloqueio

Apesar da união, cada uma das entidades tinha suas reivindicações. No caso dos sindicalistas, a principal exigência a Correa é a redução dos impostos e o fim dos tributos sobre lucro, heranças e grandes fortunas.

A principal justificativa dos sindicatos é que a tributação contra os mais ricos levará à diminuição dos investimentos, e, com isso, ao aumento do desemprego.

Os indígenas criticam as leis de recursos hídricos e de mineração. Para eles, as leis dificultam seu acesso aos rios e flexibilizam a exploração de minerais.

CONTRA CORREA

A esses grupos aderiram outros da sociedade civil, como a Federação de Médicos e a Ordem dos Advogados.

Na praça Grande, grupos aliados do governo como a Central Unitária dos Trabalhadores (CUT) e a Confederação das Organizações Camponesas, Indígenas e Negras, estavam em vigília desde quarta (12) em frente ao palácio presidencial para "evitar a desestabilização" que poderia ser provocada pela greve.

COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS


Endereço da página:

Links no texto: