Folha de S. Paulo


Em estado de emergência, Ferguson tem novos protestos e tensão racial

A cidade de Ferguson, no estado americano de Missouri, enfrentou nesta segunda-feira (10) novos protestos e tensão racial, um dia após os atos que marcaram o primeiro aniversário da morte do jovem negro Michael Brown pela polícia.

No início da noite, centenas de pessoas se reuniram na avenida West Florissant, local das grandes manifestações contra a morte de Brown, há um ano.

Quando alguns manifestantes tomaram a pista, bloqueando o trânsito, policiais da tropa de choque avançaram e forçaram a dispersão do grupo. Em resposta, algumas pessoas atiraram garrafas de água e outros objetos contra os agentes.

Scott Olson/AFP
Policiais prendem manifestante em Ferguson, nos EUA, em nova noite de protestos
Policiais prendem manifestante em Ferguson, nos EUA, em nova noite de protestos

"Eles [os manifestantes] não tomarão as ruas esta noite, isto não vai acontecer", disse à agência de notícias Associated press o chefe de polícia do condado de Saint Louis, Jon Belmar.

Após confrontos, cerca de 20 pessoas foram detidas, segundo a polícia.

O condado de Saint Louis, onde se localiza Ferguson, declarou na segunda-feira estado de emergência após a polícia balear e ferir gravemente o jovem negro Tyrone Harris Jr., durante as manifestações no domingo (9).

Segundo a polícia, o jovem foi baleado pelos agentes de segurança após abrir fogo. No entanto, de acordo com sua família, ele estava desarmado e fugia dos confrontos quando foi ferido.

A morte de Brown e de outros negros desarmados gerou um debate público sobre a violência e discriminação policial nos Estados Unidos.


Endereço da página:

Links no texto: