Folha de S. Paulo


Reino Unido não será refúgio seguro para imigrantes ilegais, diz premiê

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse nesta quinta-feira (30) que o Reino Unido não será um "refúgio seguro" para imigrantes ilegais e ameaçou deportar quem tentar entrar nas ilhas pelo Eurotúnel.

A declaração é feita enquanto milhares de imigrantes acampam em Calais, no lado francês da saída da passagem pelo canal da Mancha, na esperança de conseguir chegar ao território britânico.

Durante visita ao Vietnã, o chefe de governo defendeu mudanças nas leis para evitar que os imigrantes consigam asilo ou refúgio e estabilizar os países de origem do que chamou de "enxame de pessoas".

"Nós temos que lidar com o problema em sua fonte e isto é impedindo que eles tentem cruzar o Mediterrâneo em busca de uma vida melhor. Isto significa estabilizar os países de onde eles vêm, e isto também significa quebrar a ligação entre viajar e conseguir o direito de ficar na Europa".

Na sequência, Cameron disse aceitar que esta é uma situação difícil, mas que é preciso proteger as fronteiras. As frases provocaram polêmica no Reino Unido e foram duramente criticadas.

A Comissão de Refugiados britânica disse que as declarações foram "terríveis e desumanas para um líder mundial", enquanto o deputado trabalhista Andy Burnham as chamou de "nada menos que vergonhosas".

IMIGRANTES

O alerta de Cameron aos imigrantes é feito no dia em que cerca de 300 pessoas tentaram pular a cercas do terminal de trens de Calais, que dá acesso ao Eurotúnel, para tentar chegar ao Reino Unido.

Segundo a polícia, entre 800 e mil imigrantes ilegais estavam nos arredores do terminal, fluxo menos intenso que no início da semana, quando houve uma média de 1.500 a 2.000 tentativas de invasão por noite.

As autoridades atribuem a diminuição ao aumento do efetivo policial. Na quarta (29), o Ministério do Interior francês enviou 120 policiais da tropa de choque para impedir a invasão do terminal de Calais.

O efetivo foi anunciado após um sudanês ser atropelado por um trem no túnel na madrugada de quarta. Na manhã do mesmo dia, um egípcio morreu eletrocutado enquanto tentava pegar carona em um trem em Paris.

Segundo a administração do Eurotúnel, cerca de 37 mil imigrantes foram interceptados enquanto tentavam entrar de forma clandestina no Reino Unido desde 1º de janeiro.

Os imigrantes que chegam à região vêm geralmente pelas rotas marítimas do Mediterrâneo, por onde já chegaram mais de 185 mil pessoas em 2015. A maioria deles tenta conseguir asilo na Alemanha e na Suécia.


Endereço da página:

Links no texto: