Folha de S. Paulo


John Kerry se reunirá na segunda com chanceler cubano em Washington

O secretário de Estado americano, John Kerry, se reunirá nesta segunda-feira (20) com o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, em Washington.

Esta será a primeira vez desde 1945 que os máximos representantes diplomáticos dos dois países não fazem uma visita oficial ao outro. No mesmo dia, serão reabertas oficialmente as embaixadas americana em Havana e cubana em Washington.

Reuters
O cubano Bruno Rodríguez (à esq.) cumprimenta o americano John Kerry na Cúpula das Américas
O cubano Bruno Rodríguez (à esq.) cumprimenta o americano John Kerry na Cúpula das Américas

Segundo o porta-voz do Departamento de Estado americano, John Kirby, Kerry receberá Rodríguez à tarde, horas depois que o chanceler cubano inaugurar oficialmente a representação do país comunista em Washington.

Os dois farão uma reunião de trabalho e, em seguida, concederão uma entrevista coletiva. Diferentemente do que era esperado inicialmente, Kerry não participará da cerimônia cubana pela manhã.

O secretário de Estado também não irá nesta semana a Havana para inaugurar a embaixada americana. A previsão é que ele viaje à ilha comunista no início de agosto, quando será a inauguração oficial.

Na segunda (17), um comunicado oficial marcará a reabertura da embaixada. Na prática, porém, a representação americana ficará ainda com a placa da seção de interesses e a bandeira não será hasteada.

Caberá a Kerry recolocar o símbolo americano no mastro diante do prédio. O chefe da seção de interesses, Jeffrey DeLaurentis, torna-se encarregado de negócios até sua nomeação como embaixador ser votada no Congresso.

Questionado sobre a liberdade dos diplomatas americanos em Cuba, o porta-voz do Departamento de Estado disse que a conduta dos embaixadores será similar a outros países com regimes fechados.

"Não é um ambiente livre de restrições, mas nós estamos confortáveis que eles sejam capazes de fazer o trabalho que eles precisam", disse John Kirby.

DETALHES

Antes da chegada de Rodríguez, o Departamento de Estado recolocará a bandeira de Cuba no saguão de entrada do Departamento de Estado. Ela ficará entre os símbolos de Croácia e Chipre (Croatia e Cyprus, em inglês).

A secretária-adjunta de Estado para a América Latina, Roberta Jacobson, será a representante dos Estados Unidos na reabertura da embaixada cubana. Além de 500 americanos, uma delegação de 30 cubanos estará na festa.

Dentre eles, estão membros do governo e celebridades como o músico, poeta e cantor Silvio Rodríguez.


Endereço da página:

Links no texto: