Folha de S. Paulo


Obama se torna primeiro presidente dos EUA a visitar prisão federal

A 18 meses do final de seu mandato à frente dos Estados Unidos, Barack Obama fez mais um gesto simbólico ao ser o primeiro presidente no cargo a visitar uma prisão federal nesta quinta (16) em Oklahoma.

No esforço de aliviar a superlotação das cadeias americanas e melhorar a condição de encarceramento de condenados a crimes menos graves, Obama vem defendendo o direito dessas pessoas de reingressar na sociedade e no mercado de trabalho.

Saul Loeb/AFP
Presidente dos EUA, Barack Obama, anda ao lado de funcionário em prisão federal em El Reno
Presidente dos EUA, Barack Obama, anda ao lado de funcionário em prisão federal em El Reno

Segundo a agência Associated Press, depois da visita, o presidente disse que conheceu jovens presidiários que tinham cometido erros parecidos com os que ele mesmo cometeu na juventude, com a diferença de que os presos não tiveram recursos para que "sobrevivessem" a seus enganos.

Nesta semana, ele comutou a pena de 46 presidiários. Em entrevista na quarta (15) na Casa Branca, disse que vem "pensando muito no assunto". Para muitos crimes não violentos relacionados a drogas as sentenças são "completamente desproporcionais", afirmou.

Na véspera ele havia dito que os presos "também são americanos" e não deve ser sujeitados a tratamento desumano.

Obama mantém, assim, os holofotes acesos para a defesa de seu legado.

Infográfico Presos por tipo de crime nos EUA - Crédito: Editoria de Arte/Folhapress

A visita à prisão de segurança média El Reno, em que Obama se encontrou com o diretor da unidade e alguns presos, fará parte de um documentário sobre o sistema criminal da Vice que vai ao ar na HBO ainda este ano.

Sua postura muda o tratamento dispensado ao tópico pela Casa Branca nas últimas décadas.

Mais de 2,2 milhões de pessoas estão presas, quatro vezes mais do que em 1980, segundo o governo americano.

E surte efeito inclusive retroativo. Ciente da necessidade de mudar o discurso em nome da pré-candidatura presidencial da mulher, Hillary, também o ex-presidente Bill Clinton se disse arrependido de ter assinado a lei que praticamente dobrou o número de presidiários desde que ele deixou a Casa Branca, há quase 15 anos.

Os EUA têm menos de 5% da população mundial, mas 25% da população carcerária do mundo. E 60% dos presos nos EUA têm origem hispânica e africana.

A Casa Branca contabiliza em US$ 80 bilhões o montante gasto para manter essa população encarcerada. Seria possível universalizar a pré-escola para todas as crianças de 3 e 4 anos nos EUA com esse dinheiro, comparou o governo.

Infográfico Etnia dos presos norte-americanos em 2012 - Crédito: Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: