Folha de S. Paulo


Ataque de homem-bomba a mesquita no Kuait deixa ao menos 25 mortos

Ao menos 25 pessoas morreram em um atentado cometido por um homem-bomba a uma mesquita da capital do Kuait nesta sexta (26). Ao menos outras 200 ficaram feridas.

O ataque foi reivindicado pela facção Província de Najd, que é afiliada ao Estado Islâmico. Nas redes sociais, o EI disse ter tido como alvo um templo de "rafideen". O termo é usualmente utilizado pela milícia terrorista sunita contra muçulmanos xiitas, considerados hereges pelos extremistas.

Outros dois ataques terroristas ocorreram pela manhã ao redor do globo nesta sexta-feira. Um atirador matou dezenas em um balneário na Tunísia, enquanto uma pessoa foi decapitada e duas ficaram ferida em um atentado a uma usina de gás na França.

O vídeo abaixo, de uma emissora local, mostra a destruição dentro da mesquita no Kuait.

Veja vídeo

Foi o primeiro ataque a bomba contra uma mesquita xiita no país, onde xiitas e sunitas coabitam pacificamente.

Segundo Khalil al-Salih, membro do Parlamento do Kuait, o ataque ocorreu durante as preces. "Vi o homem-bomba com meus próprios olhos. Ele deveria ter em torno de 20 anos", disse. A mesquita fica em um bairro residencial e comercial da capital e estava lotada.

O premiê do Kuait condenou o atentado, dizendo que ele pretende fraturar a unidade do país. A mesma colocação foi feita pelo ministro da Justiça e de Assuntos Islâmicos.

Em maio, o mesmo grupo realizou um ataque a uma mesquita na Arábia Saudita, matando três pessoas.

Ataque no Kuait


Endereço da página:

Links no texto: